top of page

Periodicidade: Diária

2/7/2023

  • comercioenoticias

TRILHO PANORÂMICO DO TEJO ESTÁ A “NASCER” EM VILA NOVA DA BARQUINHA

Atualizado: 12 de abr. de 2022


Continuam a decorrer os trabalhos de construção do Trilho Panorâmico do Tejo, no concelho de Vila Nova da Barquinha, cujas obras tiveram início em outubro do último ano

A empreitada de melhoria do acesso ao Cais Pai-Avô, na freguesia de Praia do Ribatejo, está em curso, prevendo a intervenção a execução de um pavimento de calçada para acesso ao rio, que procurará dotar o atual caminho em terra batida de resistência e condições de circulação pedonal e viária, permitindo o acesso de pessoas e veículos ao rio Tejo, com vista à recolha e largada de embarcações de pequena e média dimensão.

Junto ao rio serão colocadas estruturas para estadia dos pescadores, sendo uma mais-valia para os utilizadores da rampa de acesso ao rio, bem como os visitantes do Trilho Panorâmico do Tejo, para repouso e contemplação da paisagem ribeirinha.

A requalificação do caminho contribuirá para lhe dar forma, garantindo em simultâneo a sua perfeita integração na paisagem. A rampa foi repensada, aumentando o seu comprimento e largura de forma a garantir e possibilitar a manobragem de atrelados de barcos para colocação na água, criando assim condições de melhor acessibilidade ao rio, possibilitando a realização de atividades de lazer num cais histórico para a freguesia da Praia do Ribatejo e para o concelho de Vila Nova da Barquinha.

Integrado no projeto Rotas e Percursos do Médio Tejo, uma iniciativa da Comunidade Intermunicipal, o percurso do Trilho Panorâmico do Tejo tem uma extensão de cerca de 10,5 quilómetros à beira-rio, entre a foz do rio Zêzere, em Constância, e Vila Nova da Barquinha, permitindo aos visitantes um contacto único com a natureza, num cenário de enorme beleza paisagística.


PUB.


Com passagem no Castelo de Almourol, monumento nacional que em 2021 assinalou o seu 850.º aniversário, o trajeto dispõe de passadiços, corrimões, miradouros e áreas de lazer ao longo de toda a extensão. O Fluviário Foz do Zêzere, a Igreja Matriz de Tancos, o Parque de Escultura Contemporânea e o Centro de Interpretação Templário são outras atrações deste novo produto turístico, rico em património histórico e natural.

Ainda no concelho de Vila Nova da Barquinha merecem destaque a Igreja Matriz de Atalaia - monumento nacional recentemente alvo de obras de requalificação, o Centro Integrado de Educação em Ciências, a Galeria do Parque (com curadoria da Fundação EDP) ou o roteiro de Arte Pública, um projeto artístico com obras espalhadas pelas ruas das vilas e aldeias de todo o concelho.

O “Trilho Panorâmico do Tejo” deverá abrir ao público no final de fevereiro de 2022, estando, entretanto, a decorrer os trabalhos finais de limpeza de terrenos e de colocação de sinalética.


PUB.


101 visualizações0 comentário

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/7

press to zoom
Lino Martins - site
Lino Martins - site

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/7

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/7

onde comer

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/9
telefonesuteis.jpg

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/9

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/9
314012987_493269782858541_8091892627052110800_n.jpg
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg
bannered.png
bottom of page