©2020 por Comércio & Notícias

  • comercioenoticias

TORRES NOVAS: TRABALHADORES DA DIA MINIPREÇO ESTÃO HOJE EM GREVE


Os trabalhadores do armazém de Torres Novas da Dia Portugal estão hoje em greve, numa ação de luta dinamizada pelo CESP - Sindicato do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal, em todo o país no sector da grande distribuição.

Cerca de 20 trabalhadores estiveram em piquete, frente ao armazém de Torres Novas da Dia Portugal, entre as 05h30 e as 10h00 desta sexta-feira, 31 de janeiro.

Segundo o CESP estes trabalhadores “lutam por melhores salários, contra a discriminação salarial e a precariedade, pela valorização das carreiras dos trabalhadores de armazém e em defesa do contrato coletivo de trabalho do setor da grande distribuição”, sendo que mais de 50% dos trabalhadores aderiram à greve nesta empresa.

Numa nota informativa este movimento sindical refere que “os trabalhadores da Dia Portugal são diariamente sujeitos a situações de repressão no local de trabalho, a discriminações salariais provocadas, por exemplo, pelo exercício do direito à parentalidade (um(a) trabalhador(a) que usufrua do direito à licença de maternidade/parentidade, tem como recompensa não ter acesso a qualquer aumento salarial no ano seguinte), entre muitas outras”, acrescentando que “estão ainda sujeitos a salários de miséria que não acompanham o aumento do custo de vida, tendo vindo a perder poder de compra de maneira consecutiva desde 2014”.

Esta ação de luta tem também o objetivo de defender a Contratação Coletiva do sector da Grande Distribuição, em negociações desde 2016, altura em que foi revista pela última vez a tabela salarial do setor.

O CESP salienta que “os trabalhadores hoje presentes confirmam a sua vontade e disponibilidade para continuar a luta por melhores condições de vida e de trabalho, já no próximo dia 26 de março, na Manifestação Nacional de Jovens Trabalhadores, no 1.º de Maio, Dia Internacional do Trabalhador, na Manifestação a realizar em Santarém, e em outras ações gerais ou específicas que se venham a desenvolver na empresa ou no setor”.

66 visualizações

1/8

1/7

1/4

1/7

1/6

onde comer

1/9
bannered.png

Periodicidade: Diária

04-04-2020

Banner Riomagic.jpg