Periodicidade: Diária

9/29/2022

  • comercioenoticias

TOMAR: 53 FILMES PARA DESCOBRIR NA 5.ª EDIÇÃO DO PLANOS


O Planos (Festival Internacional de Curtas-Metragens de Tomar), regressa em novembro ao Cine-Teatro Paraíso para celebrar a sua quinta edição. Depois da edição de 2020 ter sido adiada, a anterior seleção anunciada amplia-se e a ela juntam-se novos filmes e novas nacionalidades.

A Seleção Oficial, marcada novamente pela variedade de temas e culturas, será desta forma composta por 36 curtas-metragens oriundas de 23 países. Portugal ocupa de novo o lugar de destaque com nove filmes em competição. A estes, juntam-se outras 27 curtas-metragens que chegam de países como Alemanha, Áustria, Bulgária, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Irão, Irlanda, Itália, Kosovo, Lituânia, Luxemburgo, Noruega, Nova Zelândia, Países Baixos, Perú, Reino Unido, Suécia, Ucrânia e Vietname. Este conjunto de filmes irá assim ser distribuído por seis sessões competitivas que irão ocupar os vários dias do festival.

Para além dos filmes em competição, haverá também espaço para convidados especiais mostrarem o seu trabalho. A abertura do festival contará com a presença do realizador abrantino João Estrada, que trará consigo o seu filme “Bunker ou Contos que Ouvi Depois do Mundo Acabar”, média-metragem vencedora do Fantasporto 2020. Na mesma noite, Paulo Martinho, cara já conhecida do festival, irá, através de seis curtas-metragens, mostrar um pouco do seu trabalho como realizador e diretor de fotografia. A manhã de sexta-feira (19) será marcada pelo regresso do Planinhos, numa sessão especial infantil organizada pelo Cineclube de Tomar em parceria com O Dia Mais Curto. Nesta sessão, seis curtas-metragens farão as delícias dos mais novos.

O Leiria Film Fest marcará também presença no Planos, numa parceria que se renova e que trará à tarde de sábado uma seleção de filmes premiados em anteriores edições do festival. São eles Sealskin, de Ugla Hauksdóttir (Islândia), Sleepwalk, de Filipe Melo (Portugal), Alien, de Yeon Jegwang (Coreia do Sul) e O Peculiar Crime do Estranho Sr. Jacinto, de Bruno Caetano (Portugal). A sessão será presidida pelos organizadores do prestigiado festival de Leiria, Bruno Carnide e Cátia Biscaia.


PUB.


Para além do cinema, haverá ainda lugar para um momento de poesia a cargo da associação cultural Espaço 0, com a declamação de “As Quatro Manhãs” de Almada Negreiros na tarde de domingo, 21 de novembro. O espetáculo acontece no Centro Cultural da Levada, tal como o anúncio dos vencedores do festival, cuja cerimónia está marcada para as 17h00.

A entrada do festival, tal como o espírito do mesmo, continuam livres.

De 17 a 21 de novembro participe nesta festa mundial do cinema, em Tomar.

Programa completo em www.planosfilmfest.pt


PUB.


13 visualizações0 comentário

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/8

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/10

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/5

press to zoom
Lino Martins - site
Lino Martins - site

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/9

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/7

onde comer

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/11
telefonesuteis.jpg
bannered.png
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg