top of page

Periodicidade: Diária

2/28/2024

  • comercioenoticias

SANTARÉM RECEBE 4.200 PESSOAS DURANTE A TAÇA DO MUNDO DE TRAMPOLINS E A SCALABIS CUP 2023


A apresentação da Taça do Mundo de Trampolins e da SCALABISCUP 2023, organizadas pelo Gimno Clube de Santarém teve lugar esta segunda-feira, 19 de junho, pelas 11h30 no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Duas competições que devem atrair a Santarém 4.200 pessoas: 1.200 pessoas, durante a Taça do Mundo de Trampolins, nos dias 27 de junho e 2 de julho, e 3 mil na SCALABISCUP, entre os dias 3 e 7 de julho.

Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), Carlos Coutinho, Presidente do Conselho de Administração da Viver Santarém EM, SA, Luís Arrais, Presidente da Federação Nacional de Ginástica, Victor Varejão, Presidente da Associação de Ginástica de Santarém, marcaram presença na apresentação dos dois eventos que esteve a cargo de Fernando Gaspar, Presidente e Treinador do Gimno Clube de Santarém.

Ricardo Gonçalves começou por dizer que “queremos o concelho mais ativo. As grandes provas nacionais e internacionais são as mais importantes. Temos mais visitas e temos mais pessoas a quem queremos dar a conhecer Santarém”. Há eventos que têm um impacto mesurável, “sabemos o número de pessoas que nos visitam, que comem e que vão aos vários locais de Santarém. Mas há uma coisa difícil de mesurar, que está fora das provas, falo da imagem que fica de Santarém. Os parceiros que trabalham com a Viver Santarém, dizem-nos que as provas desportivas são as que trazem maior retorno para a nossa Cidade” referiu.

O Presidente da CMS lembrou que “ao longo dos últimos anos temos vindo ao aumentar os apoios financeiros para os grandes eventos. Claro que, quando surge uma oportunidade como a da organização da Taça do Mundo de Trampolins em Santarém, que está fora desse apoio, temos que reforçar essa aposta”.


Carlos Coutinho lembrou a importância de ambos os eventos para o futuro do Desporto em Santarém, para justificar o investimento do Município, cerca de 50 mil euros. O Presidente da Viver Santarém referiu que vão ser aplicados 33 mil euros na pré-instalação e aluguer da climatização obrigatória do recinto, que já estava prevista, mas a atribuição da organização da Taça do Mundo a Santarém veio antecipar esse investimento. Em 2024 à instalação de todas as estruturas de suporte elétricas devem ser uma realidade, para assegurar ambientes com temperaturas controladas em definitivo, dando resposta ao crescente número de competições de todas as modalidades que utilizam as instalações da Nave e do Pavilhão Municipal de Santarém. Para além do ar-condicionado, esta competição requer a instalação provisória de duas bancadas extra na Nave, que durante o evento passam a garantir 900 lugares sentados.

Luís Arrais considera que em Portugal “organizamos como os melhore”, sublinhando que temos uma capacidade que é só nossa para resolver de forma imediata os problemas que vão surgindo. O Presidente da FNG considera que a atribuição da organização de uma das quatro provas da Taça do Mundo de Ginástica, pela Federação Internacional de Ginástica, é um feito histórico para o Concelho. Luís Arrais aproveitou para elogiar Victor Varejão, visto ser o presidente com mais anos de liderança numa associação de ginástica distrital e pelo seu enorme contributo para que três dos quatro Atletas Olímpicos nos trampolins sejam do distrito de Santarém.

Fernando Gaspar afirmou que a atribuição da organização do evento pela Federação Internacional de Ginástica, via Federação de Ginástica de Portugal, ao Gimno Clube de Santarém resulta do reconhecimento da qualidade de excelência do Torneio Internacional de Trampolins SCALABISCUP, que se realiza há 10 anos na cidade de Santarém.

A Taça do Mundo de Trampolins vai contar com os melhores 183 ginastas mundiais, 24 deles são portugueses, em representação de 25 países, oriundos dos cinco continentes, que devem chegar a Santarém a 27 de junho. Os treinos estão previstos para 28, 29 e 30 e as provas preliminares realizam-se 1 de julho e as finais a 2 de julho, que terão transmissão televisiva na RTP2. A cobertura de todo o evento será feita via streaming pela Internet, como forma de projetar o Evento para todo o Mundo, onde a marca Santarém vai estar sempre associada.

A SCALABISCUP vai acolher 801 atletas, com 78 comitivas em representação de 20 países. Os treinos começam a 3 de julho, a 4 e 5 realizam-se as provas preliminares e as finais ter lugar na quinta-feira, 6 de julho.


134 visualizações0 comentário

onde comer

telefonesuteis.jpg
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg
bannered.png
Banner Riomagic.jpg
bottom of page