- comercioenoticias
SALIR DO PORTO: CAPELA DE “SANT'ANA" RECUPERADA

As obras de recuperação desta capela foram inauguradas este domingo, 25 de julho. Parte da verba para as obras de recuperação da Capela de “Sant’Ana” foi obtida através de uma candidatura ao “Programa Operacional MAR 2020”, promovida pela Fábrica da Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Conceição.
O restante dinheiro foi angariado pelo esforço conjunto de elementos da paróquia, patriarcado, população de Salir do Porto e dos seus emigrantes, principalmente residentes nos Estados Unidos da América.
Local de grande valor sentimental e patrimonial para a população de Salir, estas obras recuperaram a capela e a área envolvente, facilitando a visita e a realização de eventos religiosos, nomeadamente peregrinações.
PUB.
A “Capela de Santa Ana” situa-se no Monte Santana, Salir do Porto, precisamente no promontório da barra de São Martinho do Porto, lugar ermo mas com uma localização e vista singulares sobre o mar e sobre a Baia.
Terá sido construída durante o século XII, sendo um local de grande significado social e cultural. Comparando com edifícios religiosos da mesma época, esta segue a mesma tipologia arquitetónica e é apontada como o edifício religioso mais antigo do concelho de Caldas da Rainha.
Em torno da capela circulam várias lendas e histórias. Por exemplo, que teriam sido os cruzados, devotos a Santa Ana, a erigir a Capela e a dar o mesmo nome ao monte. Outra, aponta que este era o local de despedida dos pescadores e suas famílias. Local de culto, aqui também se realizavam celebrações religiosas.
Como a população de Salir do Porto foi sempre dedicada à pesca e à navegação, os familiares dos pescadores iam até àquela Capela despedir-se, e também ver chegar os seus entes queridos embarcados, rogando preces a Nossa Senhora.
PUB.