• comercioenoticias

SALIR DO PORTO: CAPELA DE “SANT'ANA" ESTÁ A SER RECUPERADA


Era um desejo antigo da população de Salir de Porto que agora vai ser concretizado

Parte da verba para as obras de recuperação da Capela de “Sant’Ana” foi obtida através de uma candidatura ao “Programa Operacional MAR 2020”, promovida pela Fábrica da Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Conceição. O restante dinheiro foi angariado pelo esforço conjunto de elementos da paróquia, patriarcado, população de Salir do Porto e dos seus emigrantes, principalmente residentes nos Estados Unidos da América.

Local de grande valor sentimental e patrimonial para a população de Salir, estas obras vão recuperar a capela, que está bastante degradada, mas também revitalizar a área envolvente e possibilitar a reutilização do espaço para eventos religiosos, nomeadamente peregrinações.

A “Capela de Santa Ana” situa-se no Monte Santana, em Salir do Porto, precisamente no promontório da barra de São Martinho do Porto, lugar ermo mas com uma localização e vista singulares sobre o mar e sobre a baía.


PUB.


Terá sido construída durante o século XII, sendo um lugar territorial de grande significado social e cultural. Comparando com edifícios religiosos da mesma época, esta segue a mesma tipologia arquitetónica e é apontada como o edifício religioso mais antigo do concelho de Caldas da Rainha.

Em torno da capela circulam várias lendas e histórias. Por exemplo, que teriam sido os cruzados, devotos a Santa Ana, a erigir a Capela e a dar o mesmo nome ao monte. Outra, aponta que este era o local de despedida dos pescadores e suas famílias. Local de culto, aqui também se realizavam celebrações religiosas.

Como a população de Salir do Porto foi sempre dedicada à pesca e à navegação, os familiares dos pescadores iam até àquela Capela despedir-se, e também ver chegar os seus entes queridos embarcados, rogando preces a Nossa Senhora. Era tradição fazer-se uma procissão/romaria do centro de Salir do Porto até a Capela de Santa Ana, algo que hoje já não se pratica.

Reabilitar o edifício da forma mais próxima possível do traçado original e recuperar algumas destas tradições é agora o objetivo.


PUB.


0 visualização

1/9

1/9

1/7

1/9

onde comer

1/6

Periodicidade: Diária

8/5/2020

bannered.png

©2020 por Comércio & Notícias