Periodicidade: Diária

5/29/2022

  • comercioenoticias

SABORES DO TOIRO BRAVO REGRESSAM À PRAÇA DE TOUROS DE CORUCHE


O ano de 2022 marca o regresso do certame Sabores do Toiro Bravo, de 6 a 8 de maio, às típicas tasquinhas na Praça de Toiros de Coruche, mas também aos restaurantes aderentes, num formato híbrido que alarga o alcance do evento a espaços de tertúlia e a um programa de atividades paralelas, entre as quais mostras de artesanato, folclore ou animação taurina de entrada livre. A animação musical está igualmente garantida na Praça de Toiros e, de modo itinerante, nos restaurantes aderentes. O certame, que recebe em média cerca de 20 mil visitantes por edição, é um evento único no País e no mundo, tendo assegurado lugar nos principais roteiros gastronómicos. O mote é dado pela degustação de receitas que têm como ingrediente central a carne de toiro bravo, principal protagonista do evento gastronómico ribatejano, que é já uma celebração nacional das gentes, da cultura e dos sabores. A tradição volta a ser o que era.

O programa do fim-de-semana de 6 a 8 de maio de 2022, dedicado aos Sabores do Toiro Bravo, inicia-se às 18 horas de sexta-feira, dia 6 de maio, com a inauguração oficial da 18.ª edição do certame gastronómico na Praça de Toiros de Coruche, a que se segue animação ao jantar com os grupos de música popular “Os Salta Pocinhas” e “Os Incógnitos”. À noite, pelas 23 horas, o DJ Ricky toma o palco junto à Tertúlia do Grupo de Forcados Amadores de Coruche.

Já no sábado, 7 de maio, a animação é retomada ao almoço e ao jantar na Praça de Toiros com os grupos de música popular “Grupeto do Coreto” e “Charanga os Batata”. Segue-se atividade taurina na Praça, com entrada no setor 7, organizada pelo Grupo de Forcados Amadores de Coruche. Às 15 horas, na arena, tem lugar um treino do Grupo de Forcados Amadores de Coruche e, às 18 horas, a “atividade taurina de pais e filhos”. O programa de sábado conclui-se às 23 horas com a atuação do DJ Tomás F no palco situado junto à Tertúlia.

Finalmente, às 11 horas de domingo, dia 8 de maio, prossegue a animação taurina na arena da Praça de Toiros, com treino do Grupo de Forcados Amadores do Aposento da Moita. Os almoços e os jantares têm, mais uma vez, programação dedicada junto à Praça de Toiros com os grupos populares “Trinca Espinhas” e “Tocata do Rancho Folclórico Espiga Dourada da Volta do Vale”. Às 17 horas, na Praça da Água, acontece a Oficina de Folclore com a participação dos grupos folclóricos do concelho.

Note-se que são 12 os restaurantes aderentes, seis dos quais em funcionamento na Praça de Toiros de Coruche (DeCatering; Jakim Girassol; O Farnel; Ó Manel; Páteo Sorraia e Sabores de Coruche) e seis a operar nos próprios estabelecimentos (Cantinho da Sandra; Coruja Chef; Fonte de Pau; Mr. Rino; O Coruchense e Ponte da Coroa), estes últimos com animação musical itinerante ao jantar de sábado (acordeonista António Figueiredo) e ao almoço de domingo (grupo Fazendeiros Del Pop).

Durante estes três dias os restaurantes aderentes apresentam múltiplas receitas tendo como ingrediente central a carne de toiro bravo - espetada de toiro bravo em pau de loureiro; posta brava à lagareiro; vitela brava assada no tacho com batatinha assada e migas de broa e couve; vazia de toiro bravo com migas, batata frita e laranja; miminhos de toiro bravo na telha; bandarilhas de toiro bravo; canja de toiro bravo; rabo de boi estufado ou maminha na grelha com feijão preto são apenas algumas das muitas iguarias da gastronomia ribatejana que deliciam os visitantes. Além das múltiplas formas de provar a carne de toiro bravo, o certame estende-se à doçaria e aos vinhos da região, que acompanham os manjares.


PUB.


Ao longo do evento decorre ainda uma Feira de Artesanato e Produtos Locais no interior e no exterior da Praça de Toiros. Com início às 18 horas de dia 6 de maio, a Feira encerra às 23 horas de sexta e sábado, e às 20 horas de domingo. No sábado e no domingo a abertura acontece às 10 horas. Ao sábado os restaurantes estão abertos para almoços e jantares, sugerindo-se a visita ao Núcleo Tauromáquico, ao Núcleo Rural ou ao Posto de Turismo, não esquecendo a Loja do Montado para aquisição de produtos locais e artesanato.

Em 2022 os corredores da Praça de Toiros voltam a encher-se de gente, restaurantes e tasquinhas para apresentar as melhores propostas da gastronomia ribatejana. São inúmeras as razões para uma visita inesquecível, a começar pelo Parque do Sorraia, onde se encontra a Praça de Toiros e onde os visitantes podem passear calmamente à beira rio. Ali tão perto encontra-se o parque radical, entre o pavilhão desportivo e o rio, um cais para pequenas embarcações, uma refrescante praça de água e um mural de homenagem à afición coruchense.

Ainda no Parque do Sorraia é possível desfrutar da vista sobre o rio e do Jardim 25 de Abril. Pelo Açude Ponte Pedonal do Sorraia os visitantes têm acesso à margem esquerda do rio. Também o centro histórico de Coruche é digno de visita, nomeadamente pela traça das suas casas senhoriais ou pelas magníficas fachadas das igrejas. Por fim, não se dispensa a visita à Praça da Liberdade, onde se encontra o Edifício dos Paços do Concelho e o Pelourinho, bem como à Ermida de Nossa Senhora do Castelo, cuja vista sobre o Vale do Sorraia deslumbra. Coruche convida a viver o lado bravo da vida. https://www.visitcoruche.com/saborestoirobravo


PUB.


54 visualizações0 comentário

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/7

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/8

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/5

press to zoom
Lino Martins - site
Lino Martins - site

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/9

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/7

onde comer

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/12
telefonesuteis.jpg
Festival da Codorniz.jpg
bannered.png
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg