Periodicidade: Diária

10/3/2022

  • comercioenoticias

RIO MAIOR: TABERNA PORTUGUESA 1865 CONQUISTA TRÊS PRÉMIOS NO 10.º CONCURSO “TEJO GOURMET”


Decorreu de 1 de fevereiro a 31 de março o já tradicional “Tejo Gourmet”, concurso de iguarias e vinhos do tejo, onde foi possível provar e desfrutar os menus vínicos criados especialmente para o evento, organizado conjuntamente pela Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR Tejo) e pela Confraria Enófila Nossa Senhora do Tejo.

Este ano participaram 63 restaurantes, de norte a sul do país e ilhas, que apresentaram uma refeição composta por entrada, prato principal e sobremesa, harmonizada a cada momento, com diferentes vinhos do Tejo.

O “Tejo Gourmet” premeia “O Melhor Restaurante” em absoluto do concurso e também as “Melhor Entrada”, “Melhor Prato Principal”, “Melhor Sobremesa”, “Melhor Carta de Vinhos”, “Melhor Promoção”, “Restaurante Revelação”, “Melhor Casa de Petiscos”, “Melhor Cozinha Tradicional”, “Melhor Cozinha de Autor” e “Melhor Cozinha Internacional”.

Para além da avaliação feita pelos comensais, coube a um painel de jurados, composto por quatro profissionais em cada visita, pontuar a gastronomia, os vinhos e a harmonização.

A entrega dos prémios decorreu no passado dia 25 de junho, no Hotel dos Templários, em Tomar, sendo este um evento que premeia anualmente os Vinhos do Tejo, os seus agentes económicos e personalidades, a sua harmonização com a gastronomia nacional e internacional, o enoturismo e as valências que mais se destacam na região.

Em grande evidência neste concurso esteve a Taberna Portuguesa 1865, nas Salinas de Rio Maior, um projeto da Loja do Sal, que conquistou três prémios: “Melhor Entrada”, Prémio Revelação” e a Grande Medalha de Ouro no equilíbrio entre o serviço de vinhos, entrada, prato principal e a sobremesa.

Ao Comércio & Notícias, Luís Lopes, um dos gerentes da Taberna Portuguesa 1865 revelou que o prémio de “Melhor Entrada” foi conquistado com “um suado de ameijoa da costa e camarão fresco aromatizado com chouriço de touro bravo, e harmonizado com o vinho espumante Pinot Noir do produtor riomaiorense João Barbosa, da Porta de Teira”, realçando “ser uma entrada totalmente construída e concebida para ser um clássico da taberna”.

Luís Lopes contou que “os vinhos utilizados no concurso, na entrada foi o espumante Pinot Noir do produtor João Barbosa – Porta de Teira, o prato principal, a Tiborna de Bacalhau foi harmonizado com o Conde Vimioso – Vinha do Convento – 100% Arinto, e a sobremesa que foi um conjunto de produtos da Loja do Sal, entre o chocolate negro, o torrão de caramelo e suspiro, o salatino e o galado foi harmonizado com o Grande Reserva Quinta da Badula, um vinho do concelho de Rio Maior”, salientando ainda que “esta seleção teve em conta a promoção dos produtos e dos vinhos da nossa região”.

Aberta há menos de um ano, a Taberna Portuguesa 1865, foi segundo Luís Lopes, “criada com o intuito de homenagear os seus avós e bisavós. É um espaço que tem receitas de família recuperadas e outras criadas novas”, lembrando que “1865 foi o ano em que o seu bisavô abriu a Loja do Sal”.

Luís Lopes realça que este espaço de petiscos tem um conceito um pouco diferente do tradicional, “as pessoas podem vir tomar o pequeno almoço, almoçar e lanchar, degustando não só bons petiscos com produtos da região, mas também vinhos da região, entre outras bebidas como são as cidras artesanais de Maçã do Oeste, os sumos da Copa, ou as cervejas artesanais da marca Rima, que é um produtor de cerveja de Rio Maior”.

A terminar, Luís Lopes salienta que o objetivo “é tentar ao máximo proporcionar aos clientes uma experiência única e inesquecível”, realçando que “na Taberna Portuguesa 1865 até os garfos e a facas foram produzidos por um cuteleiro da região e os pratos foram pintados por um ceramista da região, portanto a base e o nosso conceito é a utilização de produtos locais e regionais, tentando ao máximo que seja uma economia circular baseada no trabalho do pequeno produtor”.

A Taberna Portuguesa 1865 está aberta diariamente nas Salinas de Rio Maior entre as 09h00 e as 19h00.

Saiba mais em: https://www.facebook.com/taberna1865


778 visualizações0 comentário

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/8

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/10

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/5

press to zoom
Lino Martins - site
Lino Martins - site

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/9

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/7

onde comer

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/11
telefonesuteis.jpg
bannered.png
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg