Periodicidade: Diária

7/7/2022

  • comercioenoticias

RIO MAIOR: PARQUE DO RIO JÁ TEM UMA CABINE DE LEITURA

Atualizado: 3 de jun.


Num movimento de valorização da leitura como direito humano e condição do livre exercício da cidadania cultural, a Altice Portugal, através da Fundação Altice, inaugurou esta quinta-feira, 2 de junho, uma cabine de leitura no novo espaço de lazer de Rio Maior, o Parque do Rio.

Numa parceria entre a Câmara Municipal de Rio Maior e a Fundação Altice, a cabine de leitura foi inaugurada pela Vereadora da Educação da autarquia riomaiorense Leonor Fragoso, e pelas técnicas da Altice, Maria José Veloso e Ana Cláudia e Costa, que representaram neste ato a Diretora Executiva da Fundação Altice, Ana Estelita.

A nova cabine de leitura do Parque do Rio, à semelhança das mais de cinquenta microbibliotecas já distribuídas um pouco por todo o país, incluído os arquipélagos dos Açores e da Madeira, é concretiz​​​ado pela Fundação Altice mediante parcerias com entidades autárquicas e escolas, assegurando a sua adaptação e instalação com o objetivo de estreitar laços comunitários, exercitar a cidadania e fomentar a leitura com o mote: "Levar, doar, ler, devolver".

Durante a sessão de inauguração, Leonor Fragoso revelou que “para a autarquia o exercício de uma cidadania responsável e partilhada passa por estas iniciativas”. A Vereadora da Cultura agradeceu à Fundação Altice “esta ação que disponibiliza à comunidade de Rio Maior em mais uma forma de se aceder à leitura”, prometendo que a esta nova cabine de leitura irá ser tratada “com todo o amor e carinho”.


PUB.


Por sua vez, Maria José Veloso da Fundação Altice informou que esta iniciativa foi inspirada numa pequena localidade de Inglaterra, tendo a primeira cabine de leitura sido instalada em Portugal, em Barcelinhos no ano 2013. Para a responsável da Fundação Altice a educação é muito importante, “permite-nos sonhar e aprender”.

A concluir, Maria José Veloso agradeceu à Câmara Municipal de Rio Maior pela oportunidade de a Fundação Altice poder instalar este novo espaço de leitura no Parque do Rio.

A sessão inaugural terminou com um momento de leitura protagonizado pela técnica da autarquia Isabel Casal, acompanhado à guitarra pelo músico riomaiorense Paulo Holandês.

Esta é mais uma iniciativa que se insere num vasto programa no âmbito da Responsabilidade Social protagonizado pela Altice Portugal que se situa em áreas fulcrais como as da cultura, educação, a música, o desporto, a língua portuguesa e a intervenção social.

A partir de hoje os visitantes do Parque do Rio podem usufruir desta microbiblioteca para fins pedagógicos e culturais, tornando-se assim num ponto de interação e dinamização cultural com os leitores. Basta trazer um livro e levar outro, para que a leitura tenha uma dinâmica leve e informal.


PUB.


637 visualizações0 comentário

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/8

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/8

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/5

press to zoom
Lino Martins - site
Lino Martins - site

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/9

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/7

onde comer

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/12
telefonesuteis.jpg
bannered.png
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg