Periodicidade: Diária

5/28/2022

  • comercioenoticias

RIO MAIOR GANHA MAIS DE 12 MILHÕES DE EUROS PARA APLICAR NA ATRAÇÃO DE EMPRESAS E SUSTENTABILIDADE

Atualizado: 5 de abr.


O Município de Rio Maior viu aprovada a sua candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para a requalificação da Área de Acolhimento Empresarial (AAE) do Município.

O valor do financiamento, de 12.798.931,97 €, o mais alto de sempre da história do Município de Rio Maior, será executado entre 2022 e 2026, sendo destinado à consolidação de um espaço industrial sustentável e digital, com impacto na capacidade de atrair e fixar mais empresas, que promovam uma maior especialização produtiva.

A AAE de Rio Maior, a Rio Maior New Generation Business, é atualmente composta por aproximadamente 400 lotes, 50 empresas e cerca de 1847 postos de trabalho ativos.

“Trata-se de um financiamento fulcral para o desenvolvimento de Rio Maior. A requalificação da AAE permitirá não só atrair mais empresas e criar mais postos de trabalho, como reforçar a competitividade do Município, liderando nas áreas da inovação, da sustentabilidade e da transição energética”, afirma Filipe Santana Dias, presidente da Câmara Municipal de Rio Maior.

O projeto tem previsto um conjunto de investimentos e intervenções, tais como:

• Sistemas de produção e armazenamento de energia a partir de fontes renováveis destinados ao autoconsumo e às comunidades de energia renovável

O Município de Rio Maior pretende desenvolver e implementar na AAE iniciativas que fomentem a implementação de sistemas de autoprodução, armazenamento e consumo de energia a partir de fontes renováveis. Uma vez que o município já efetua a produção de energia elétrica a partir de fontes de geração eólicas de grande dimensão, está prevista a instalação de infraestruturas para produção e armazenamento de hidrogénio verde, bem como a instalação de painéis solares fotovoltaicos com capacidade de 6MW, numa área correspondente a cerca de 5,5 hectares, incluindo as coberturas de edifícios privados, edifícios de propriedade do Município e o remanescente em terrenos na AAE.


PUB.


• Mobilidade Sustentável

Com o principal objetivo de promover a utilização de veículos elétricos, o Município prevê aderir às metas definidas no PRR em termos da descarbonização e redução das emissões de CO2 através instalação de postos de carregamento de veículos elétricos (ligeiros e pesados), bem como dar o primeiro passo para a utilização do hidrogénio como fonte de combustível para abastecimento de frotas de pesados. Estão ainda previstas soluções de bike sharing (bicicletas elétricas partilhadas) por forma a reduzir o congestionamento de trânsito, promover um estilo de vida mais saudável, gerar investimento na economia local e contribuir para a poupança na pegada carbónica.

• Reforço da cobertura da AAE com soluções de comunicação 5G

O Município pretende apostar com segurança na digitalização da sua atividade e adoção dos princípios da Indústria 4.0 através da utilização da instalação de infraestruturas de comunicação e respetivo equipamento de apoio para implementação e fornecimento de rede em 5G, com foco nas redes IoT para cobrir a toda a AAE.

O Município de Rio Maior pretende ainda desenvolver intervenções para aumentar a qualidade de serviço de estabilidade energética, bem como potenciar outras medidas ativas de prevenção e proteção contra incêndios, aumentando assim o apoio às empresas que se instalem na AAE.


PUB.




2.280 visualizações0 comentário

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/7

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/8

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/5

press to zoom
Lino Martins - site
Lino Martins - site

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/9

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/7

onde comer

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/12
telefonesuteis.jpg
Festival da Codorniz.jpg
bannered.png
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg