• comercioenoticias

RIO MAIOR: COOPERATIVA TERRA CHÃ PROMOVE FESTIVAL DO CABRITO E DO CHÍCHARO


A Cooperativa Terra Chã, sediada na aldeia de Chãos, freguesia de Alcobertas, no concelho de Rio Maior, vai dinamizar de 21 de março a 5 de abril o "Festival do Cabrito e do Chícharo – biodiversidade à mesa”, associando a iniciativa à comemoração dos “Dez anos de pastoreio extensivo na Serra dos Candeeiros”.

Ao longo de dez anos, a Cooperativa Terra Chã fixou um rebanho comunitário de 160 cabras em pastoreio extensivo pelas cumeadas e encostas da Serra dos Candeeiros. Construiu um estábulo para pernoita dos animais, equipado com ordenha mecânica, instalações sociais e armazéns. Procedeu ainda à recuperação da lagoa da Serra dos Candeeiros, num projeto de qualidade e com impacto no apoio à fauna e à biodiversidade. Reconstruiu dois pontos de água na cumeada da Serra, de impacto significativo na herpetofauna e recuperou sete abrigos de pastor, valorizando locais simbólicos dos antigos pastores.

Cooperativa Terra Chã criou a marca de queijo “Terra Chã Natur”

Com a consolidação do rebanho, esta associação lançou finalmente o "Festival do Cabrito e do Chícharo – Biodiversidade à mesa”, a acontecer de 21 de março a 5 de abril, a que se associa a realização de rotas com o pastor e o rebanho, e tertúlia.

Ao mesmo tempo a Terra Chã lançou as iniciativas “apadrinhamento de um cabra”, para empresas e a "subscrição de cabras", em que pessoas individuais podem adquirir animais e receber contrapartidas em produtos locais associados ao rebanho.

O "Festival do Cabrito e do Chícharo – biodiversidade à mesa”, abre portas no dia 21 de março, estando prevista a receção aos convidados pelas 10h00, sendo que quinze minutos mais tarde será apresentado o projeto pelas entidades parceiras.

Às 11h00 realiza-se uma visita ao estábulo e rota dos pastores, na companhia do pastor e do rebanho, onde haverá uma tertúlia itinerante animada pelo arquiteto paisagista Henrique Pereira Santos. O almoço está agendado para as 13h00.

439 visualizações

1/9

1/10

1/8

onde comer

1/5

Periodicidade: Diária

10/21/2020

coronavirus.jpg
bannered.png

©2020 por Comércio & Notícias