• comercioenoticias

RIO MAIOR CELEBROU 185 ANOS DE CONCELHO


O Feriado Municipal do Concelho de Rio Maior foi assinalado, pela Câmara Municipal, com um conjunto de iniciativas comemorativas do Dia do Concelho, fundado no dia 6 de Novembro de 1836.

A programação das comemorações foi composta por um vasto leque de manifestações culturais e lúdicas, que tiveram como objetivo fundamental satisfazer os vários públicos deste concelho e possibilitar a participação de todos os munícipes nos festejos propostos pela Autarquia.

As celebrações principiaram logo pela manhã de ontem, 6 de Novembro, com a atuação da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Rio Maior, em frente ao edifício dos Paços do Concelho, seguindo-se o hastear da bandeira pelo Agrupamento de Escuteiros 403 de Rio Maior, ao som do Hino da Maria da Fonte.

A comitiva foi depois recebida no largo do Cineteatro por um grupo de tocadores de concertina, que percorreu as principais artérias da cidade.

Seguidamente teve início no Cineteatro a sessão solene comemorativa do 185.º aniversário do Concelho de Rio Maior, iniciativa conduzida pelo Chefe de Gabinete da Presidência, Francisco Colaço, e que contou com as intervenções da Presidente da Assembleia Municipal de Rio Maior, Isaura Morais, e do Presidente da Autarquia, Filipe Santana Dias.

A cerimónia principiou com o visionamento do vídeo promocional “Descobre Rio Maior” e um momento musical protagonizado pelo coro do ensino articulado de música do Agrupamento de Escolas Marinhas do Sal.

Após um emotivo discurso da Presidente da Assembleia Municipal de Rio Maior, Isaura Morais, que de uma forma sentida agradeceu à sua família todo o apoio que lhe têm dado ao longo dos anos em que desempenha cargos políticos, foi tempo de homenagear pessoas individuais e coletivas, cuja relevância do seu percurso de vida as torna credoras do respeito e da admiração da comunidade riomaiorense.

Neste sentido foi prestada uma singela homenagem aos trabalhadores da Câmara Municipal de Rio Maior, não só os que se aposentaram em 2019 e 2020, mas também aos trabalhadores que completaram 30 anos de serviço, tendo primeiramente sido chamada ao palco Teresa Couveiro para receber das mãos do presidente da autarquia o seu diploma pelos 30 anos como funcionária da Câmara Municipal de Rio Maior.


PUB.


Foram depois chamados a palco para receber os diplomas de serviço público os colaboradores que se reformaram durante os anos 2019 e 2020, não só do Município de Rio Maior, mas também da Desmor e Escola Profissional de Rio Maior (EPRM).

Armindo Marques, Francisco Serra, Isabel Heliodoro, João Bentes da Silva, José Lopes, Maria Augusta Ribeiro, Maria de Lurdes Lopes, Maria Luísa Calisto, Maria Manuela Fialho, Virgínia Luís e Vítor Correia foram os colaboradores que se aposentaram nos últimos dois anos, tendo recebido o diploma das mãos do Presidente da Câmara, Filipe Santana Dias, da Administradora da Desmor, Diva Cobra, e do Diretor da EPRM, João União.

Seguiu-se um novo momento musical protagonizado por alunos do ensino articulado de música do Agrupamento de Escolas das Marinhas do Sal.

De seguida foram entregues as distinções a pessoas e entidades cuja relevância do seu percurso de vida, ou atividade, as torna credoras do respeito e da admiração da comunidade riomaiorense, tendo a primeira distinção sido entregue ao Comité Olímpico do Brasil (COB). Na impossibilidade de estar presente Paulo Wanderley Teixeira, Presidente do COB, deixou uma mensagem de agradecimento, destacamento o bom desempenho nas últimas olimpíadas dos atletas brasileiros que efetuaram a sua preparação em Rio Maior.

Quem não esteve também presente, este por motivo de doença, foi o homenageado seguinte, o Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, António Ceia da Silva.

Nesta sessão foi igualmente homenageada a atual Presidente da Assembleia Municipal de Rio Maior e Deputada da Assembleia da República, Isaura Morais, tendo recebido a distinção das mãos do Presidente da Câmara Municipal.

A cerimónia comemorativa do 185.º aniversário do Concelho de Rio Maior ficou concluída com a intervenção de Filipe Santana Dias, Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior.

Finda a sessão solene a comitiva dirigiu-se para o Jardim Municipal, tendo Filipe Santana Dias e o seu Vice-Presidente, João Lopes Candoso, deposto uma coroa de flores no Obelisco Comemorativo do 1.º Centenário do Concelho de Rio Maior.

Seguiu-se uma homenagem aos combatentes riomaiorenses falecidos, tendo os Vereadores Miguel Santos e Leonor Fragoso deposto uma coroa de flores no Monumento aos Combatentes, momento que contou com uma pequena intervenção do Presidente do Núcleo de Rio Maior da Liga dos Combatentes, José Carlos Abadesso.

Ainda no Jardim Municipal, e há semelhança do que acontece anualmente nesta data, também foi deposta uma coroa de flores junto à estátua de S. Nuno de Santa Maria, neste caso feita pelos Vereadores Miguel Paulo e Susana Gaspar. Neste local a comitiva assistiu também a um momento musical protagonizado pelos elementos do Agrupamento de Escuteiros de Rio Maior.

As comemorações do Feriado Municipal ficaram ainda marcadas por um rol de atividades das quais se destacam uma missa solene em memória dos riomaiorense falecidos, a inauguração da área de serviço para autocaravanas, nos Chãos – Alcobertas, o evento Estátuas Humanas – Projeto Valoriz’arte, no Parque do Rio, e a XIX Gala de Acordeão Eugénia Lima, que decorreu no Cineteatro Municipal.


PUB.



366 visualizações0 comentário

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/8

press to zoom

press to zoom

press to zoom