top of page

Periodicidade: Diária

1/27/2023

  • comercioenoticias

RIO MAIOR É CONCELHO HÁ 186 ANOS


A 6 de Novembro de 1836, por decreto de D. Maria II, Rio Maior passou a ser sede de concelho, deixando de estar agregado ao concelho de Azambujeira, criado em 27 de Maio de 1633 por Filipe de Portugal

Para celebrar a passagem do 186.º aniversário de concelho a Câmara Municipal de Rio Maior elaborou um conjunto de iniciativas que tiveram início logo na manhã de sábado, 5 de Novembro, com a realização da Taça de Portugal de Paraquedismo, e atividades desportivas para as famílias, que decorreram em diversos pontos da cidade. Durante a tarde de sábado realce ainda para a entrega de prémio António Quadros, na Biblioteca Municipal, tendo à noite o Cineteatro Municipal recebido o espetáculo “Insónia”, de Fernando Mendes.

Ontem, dia 6, as celebrações principiaram logo pela manhã com a atuação da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Rio Maior, em frente ao edifício dos Paços do Concelho, seguindo-se o hastear da bandeira pelo Agrupamento de Escuteiros 403 de Rio Maior ao som do hino da Maria Fonte.

Seguiu-se, no Cineteatro, a Sessão Solene Comemorativa do Feriado Municipal, conduzida pelo Chefe de Gabinete da Presidência, Francisco Colaço, e que contou com as intervenções da Presidente da Assembleia Municipal de Rio Maior, Isaura Morais, do Presidente da Autarquia, Filipe Santana Dias, e de Maria Helena Gomes de Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, município geminado com Rio Maior.

Durante a sessão destaque para diversos momentos musicais protagonizado por alunos do ensino articulado de música do Agrupamento de Escolas Marinhas do Sal.

Após um emotivo discurso da Presidente da Assembleia Municipal de Rio Maior, Isaura Morais, foi tempo de homenagear pessoas individuais e coletivas, cuja relevância do seu percurso de vida as torna credoras do respeito e da admiração da comunidade riomaiorense.

Neste sentido foi prestada uma singela homenagem aos trabalhadores da Câmara Municipal de Rio Maior, não só os que se aposentaram em 2021, mas também aos trabalhadores que completaram 30 anos de serviço, tendo sido chamadas ao palco Maria José Valentim e Ana Maria Piedade para receber das mãos do presidente da autarquia o seu diploma pelos 30 anos como funcionárias da Câmara Municipal de Rio Maior.

Foram depois chamados a palco para receber os diplomas de serviço público os colaboradores que se reformaram durante o ano 2021, não só do Município de Rio Maior, mas também da Desmor.

Ana Maria Marques, Anabela Marques, Florinda Jorge, Isabel Lopes, Luís Barra, Maria Leonardo e Nazaré Morais foram os colaboradores que se aposentaram no último ano, tendo recebido o diploma das mãos do Presidente da Câmara, Filipe Santana Dias, e do Administradora da Desmor, Miguel Pacheco.


PUB.


De seguida foram entregues as distinções a pessoas e entidades cuja relevância do seu percurso de vida, ou atividade, as torna credoras do respeito e da admiração da comunidade riomaiorense, tendo as distinções sido entregues aos Amigos da Floresta de São Sebastião, “O Polícia” – Materiais de Construção Lda., João Américo da Silva Levezinho Soares, e ao anterior Presidente da Assembleia Municipal de Rio Maior, António Arribança.

A cerimónia comemorativa do 186.º aniversário do Concelho de Rio Maior ficou concluída com a intervenção de Filipe Santana Dias, Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior.

“Celebramos hoje 186 anos da elevação de Rio Maior a Concelho! O 6 de Novembro, dia do nosso feriado municipal, merecer-nos-á sempre dedicação na sua celebração, demonstração de gratidão a todos aqueles que fizeram, fazem e farão parte da história deste Concelho, e deverá também, na minha humilde opinião, ser data de reflexão. Reflexão sobre os tempos que vivemos, sobre o trabalho que desenvolvemos e sobre o futuro que desejamos para a terra que nos viu nascer. Acredito que somente conhecedores das nossas raízes e do mundo que nos rodeia, poderemos perspetivar e planear o futuro que se avizinha”, começou por referir o autarca.

Mais à frente, Santana Dias referiu: “Não me parece que os tempos que se avistam nos sejam favoráveis. Considero até que muitos de nós não demos ainda conta do que nos poderá trazer o dia de amanhã, e as dificuldades que irá trazer às empresas e às famílias”, acrescentando que “antecipar e planear o futuro, será sempre a melhor forma de lidar com a hipotética adversidade. É precisamente isto que o município de Rio Maior tem feito. Aproveitando todas as oportunidades de financiamento, buscando as melhores soluções para o nosso Concelho e tentando estar na linha da frente do país na procura de melhores condições para as empresas e para as famílias”.

Orgulhoso, o Presidente da Câmara realçou que “Rio Maior, está hoje no TOP-10 Nacional na conquista de fundos PRR. O nosso concelho beneficiará, ao abrigo deste plano e até 2026, de um investimento de cerca de 24 Milhões de Euros de investimento comunitário. Estas conquistas, são devidas às escolhas do executivo em parte é certo, mas muito mais devidas ao bom trabalho subsequente a estas mesmas escolhas, e por este motivo, gostaria de deixar um penhorado agradecimento a todos os funcionários do município de Rio Maior, eles que ficam tantas vezes na sombra de um sucesso que a mim tanto me digna representar”.

Dos 24 milhões Filipe Santana Dias revelou que “cerca de 2 milhões serão investidos numa residência de estudantes, no centro histórico, que permitirá albergar mais de 60 alunos do ensino superior, prevendo-se o início das obras nos primeiros meses do próximo ano. 9 milhões de investimento, resultam de uma parceria entre as Infraestruturas de Portugal e o Município, sendo o município responsável por cerca de 1/3 do mesmo, e que visarão o benefício da artéria entre o nó da autoestrada A15, passando pelas nossas zonas industriais e terminando no centro da cidade de Rio Maior. Quanto a esta obra, creio que falo por todos quando digo: até que enfim! Muitos lutaram para que esta obra visse a luz do dia, e finalmente, foi possível gerar condições para que ela possa ser a breve trecho uma realidade. Neste ponto, creio ser justo que seja grato. A alguns, ouvi desvalorizar o trabalho de anteriores autarcas deste concelho relativamente a esta conquista. A outros, no sentido de minorar politicamente esta conquista, ouvi renegar, até os seus. Pois bem, não esperem da minha parte esse comportamento. Coube-me a mim, finalmente, criar as condições para que esta obra seja uma realidade, é um facto. Mas é também verdade que não conseguiria ter tido esta conquista, não fosse o excelente e profícuo trabalho de um grande Homem e de uma grande mulher que me antecederam, e a quem o Concelho de Rio Maior deverá estar eternamente grato. Ao Dr. Silvino Sequeira e à Dr.ª Isaura Morais, endereço um penhorado agradecimento e é para eles que a todos peço uma grande e merecida salva de palmas. Obrigado Presidentes!”

A finalizar, o edil riomaiorense salientou que “conquistámos ainda ao abrigo do PRR, aquele que é o maior financiamento de sempre para Rio Maior, uma candidatura que vimos aprovada de aproximadamente 13 M € e que visa dotar as nossas Áreas industriais da mais recente tecnologia de comunicação, de acesso a energia mais verde com a criação de 5ha de painéis fotovoltaicos, com postos de abastecimento de hidrogénio, com postos de carregamento para viaturas elétricas, ao fim ao cabo, com a geração de condições para que as empresas existentes em Rio Maior se possam modernizar tornando-se mais competitivas e para que possamos, cada vez mais, atrair industria diferenciada para Rio Maior, atraindo também com isso, mais mão de obra qualificada”, realçou Filipe Santana Dias.

Finda a sessão solene a comitiva dirigiu-se para o Jardim Municipal, tendo Filipe Santana Dias e o seu Vice-Presidente, João Lopes Candoso, deposto uma coroa de flores no Obelisco Comemorativo do 1.º Centenário do Concelho de Rio Maior.

Seguiu-se uma homenagem aos combatentes riomaiorenses falecidos, tendo os Vereadores Miguel Santos e Leonor Fragoso deposto uma coroa de flores no Monumento aos Combatentes, momento que contou com uma pequena intervenção do Presidente do Núcleo de Rio Maior da Liga dos Combatentes, José Carlos Abadesso.

Ainda no Jardim Municipal, e há semelhança do que acontece anualmente nesta data, também foi deposta uma coroa de flores junto à estátua de S. Nuno de Santa Maria, neste caso feita pelos Vereadores Miguel Paulo e Susana Gaspar. Esta cerimónia contou com a participação do Agrupamento de Escuteiros de Rio Maior.

As comemorações do Feriado Municipal ficaram ainda marcadas por um rol de atividades das quais se destacam uma missa solene em memória dos riomaiorense falecidos, o Encontro Sénior do Concelho de Rio Maior, a entrega de duas viaturas elétricas à ARS/LVT para servirem o concelho de Rio Maior como Unidades Móveis de Saúde no Apoio Domiciliário, uma passagem pelo novo parque desportivo coberto junto à Escola Fernando Casimiro Pereira da Silva, onde o momento foi assinalado com o descerrar de uma placa, e uma visita ao Complexo de Piscinas Municipais, que está a comemorar os 30 anos da sua primeira piscina, onde o Presidente da Câmara Municipal e a sua comitiva foi recebida pelo administrador da Desmor, Miguel Pacheco, para assinalar a data numa pequena cerimónia onde não faltou o bolo de anos e os tradicionais “parabéns a você”.

A comitiva teve ainda oportunidade de passar pelos Campos de Padel e Ténis, onde este fim de semana decorreram competições, assinalando os 5 anos da Escola de Ténis e Padel de Rio Maior, e de visitar as obras que neste momento decorrem para a implementação de um parque de arborismo e uma área de crossfit no espaço existente entre os campos de ténis e o Estádio Municipal.




PUB.


94 visualizações0 comentário

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/7

press to zoom
Lino Martins - site
Lino Martins - site

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/7

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/7

onde comer

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/9
telefonesuteis.jpg

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/9

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/9
314012987_493269782858541_8091892627052110800_n.jpg
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg
bannered.png
bottom of page