Periodicidade: Diária

5/28/2022

  • comercioenoticias

RECEÇÃO AOS CHEFS DIEGO GALLEGOS E LUÍS BARRADAS MARCA INÍCIO DO EVENTO “CHEFS AO TEJO”


No âmbito do evento “Chefs ao Tejo”, os chefes Diego Gallegos e Luís Barradas foram recebidos ontem, dia 21 de abril, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, marcando o início desta iniciativa.

Na ocasião, João Leite, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS) agradeceu o facto de estes chefes de renome internacional terem aceite o convite de participar neste evento tão importante. O autarca destacou a importância desta ação para o Concelho, juntando numa só iniciativa a potencialidade gastronómica e a sustentabilidade do rio Tejo.

“Este evento marca o início de um conjunto de atividades que o município vai desenvolver ao longo de todo o ano para promover e apoiar a restauração local, como já tem vindo a fazer em iniciativas anteriores, como é o caso das Festas de São José, no passado mês de março. Todas as iniciativas previstas são uma forte aposta para impulsionar o turismo e a restauração do concelho” refere João Leite.

A receção contou ainda com a presença de Nuno Russo, Nuno Domingos e Carmen Antunes, vereadores da CMS e Rodrigo Castelo, embaixador para a gastronomia de Santarém.

Inserido no programa Santarém Capital da Gastronomia, este evento internacional, que tem lugar em Santarém até ao próximo dia 23 de abril, é dedicado ao peixe do rio, onde através de diversas iniciativas se vai promover, debater e alertar para a questão da sustentabilidade do rio Tejo, impulsionando o turismo e a restauração do concelho.


PUB.


Durante estes dias, os três chefes vão visitar a região e apresentar as diferentes abordagens que utilizam na sua cozinha na preparação e conceção do peixe do rio. Amanhã, deslocam-se à Escola Superior Agrária de Santarém (ESAS) para observação de processos de transformação como a secagem, a cura, e a fumagem, e promoção de produtos inovadores, feitos à base de peixe de rio, desenvolvidos na escola. De seguida, vão visitar o Mercado Municipal para uma mostra de peixe do rio, onde serão identificados diferentes peixes e mariscos, e os diferentes cortes que os chefes trabalham.

Ainda no dia 22, tem lugar a mesa redonda, antecedida de um almoço preparado pelo chef Luís Barradas, no Cais das Caneiras. Com um painel de oradores que inclui Ricardo Gonçalves, Presidente da CMS, o investigador de peixe de água doce João Gago, os três chefes ibéricos, Carlos Serra, pescador, e Sérgio Tente, que representa aqui a pesca desportiva, esta conversa aberta sobre peixe do rio, pesca desportiva, sensibilização sobre o ecossistema, sustentabilidade do rio e a cultura avieira, entre outros temas ligados ao Tejo, será moderada pelo jornalista Edgardo Pacheco.

Do programa fazem ainda parte restaurantes da cidade que apresentam menus que homenageiam o peixe do rio. “Sabores do Tejo” vão ser servidos ao jantar na Casa Lusitana (quinta-feira, dia 21), num menu de pura essência avieira, no restaurante Oh! Vargas (dia 22, sexta-feira), onde o chef Rui Santos apresenta um menu que alia o respeito pelo receituário tradicional a alguma irreverência, e no Ó Balcão (dia 22, sábado), num momento protagonizado pelos chefes Rodrigo Castelo, Diego Gallegos e João Rodrigues.


PUB.


84 visualizações0 comentário

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/7

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/8

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/5

press to zoom
Lino Martins - site
Lino Martins - site

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/9

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/7

onde comer

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/12
telefonesuteis.jpg
Festival da Codorniz.jpg
bannered.png
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg