top of page

Periodicidade: Diária

3/29/2024

  • comercioenoticias

PROTEÇÃO CIVIL DE TORRES NOVAS TEM NOVO COORDENADOR


João Ribeiro foi nomeado Coordenador Municipal de Proteção Civil de Torres Novas, com efeitos a partir de 1 de setembro. A apresentação foi feita esta segunda-feira, 14 de setembro, através de uma conferência de imprensa, pelo presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, Pedro Ferreira.

João José Paiva Ribeiro, 43 anos, natural e residente em Torres Novas, é licenciado em Engenharia Agropecuária pelo Instituto Politécnico de Coimbra, com uma pós-graduação em Proteção Civil pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco e mestrando em Riscos e Proteção Civil no Instituto Superior de Educação e Ciências de Lisboa, possuindo diversas formações gerais e específicas salientando-se o curso de Fogo Controlado e o de Técnico Responsável de Produtos Fitofarmacêuticos.

Foi Coordenador Nacional da Federação dos Produtores Florestais de Portugal e durante mais de 10 anos técnico responsável de equipas de sapadores florestais no distrito de Coimbra, integrando múltiplos teatros de operações em contexto de incêndios rurais e em simulacros com agentes de proteção civil.

É formador desde 2003 em várias áreas e desempenha a função de perito em processos judiciais. Durante 12 anos assumiu a direção executiva de uma organização de produtores florestais com mais de 500 associados e foi representante em 4 comissões municipais e numa comissão distrital de Defesa da Floresta e também membro de uma Comissão Municipal de Proteção Civil. Elaborou a proposta da 3ª Geração do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Torres Novas para o município, aprovada recentemente e está atualmente a coordenar o Gabinete de Crise Municipal da Covid-19. É vice-presidente do Fórum Florestal – Estrutura Federativa da Floresta Portuguesa e vice-presidente da Associação Humanitária dos BV Torrejanos.



PUB.



De acordo com o decreto-lei n.º 44/2019, de 01 de abril, que concretiza o quadro de transferência de competências para os órgãos municipais no domínio da proteção civil, compete ao coordenador municipal de proteção civil: dirigir o Serviço Municipal de Proteção Civil; acompanhar permanentemente e apoiar as operações de proteção e socorro que ocorram na área do concelho; promover a elaboração dos planos prévios de intervenção com vista à articulação de meios face a cenários previsíveis; promover reuniões periódicas de trabalho sobre matérias de proteção e socorro; dar parecer sobre os materiais e equipamentos mais adequados à intervenção operacional no respetivo município; comparecer no local das ocorrências sempre que as circunstâncias o aconselhem; convocar e coordenar o Centro de Coordenação Operacional Municipal (CCOM), nos termos previstos no Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro (SIOPS).


PUB.


45 visualizações0 comentário

onde comer

telefonesuteis.jpg
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg
bannered.png
Banner Riomagic.jpg
bottom of page