top of page

Periodicidade: Diária

3/30/2024

  • comercioenoticias

PROTEÇÃO CIVIL DE SANTARÉM ALERTA PARA A PROBABILIDADE DE CHEIA


O Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) emitiu um Aviso á População, na madrugada desta sexta-feira, 20 de dezembro, alertando para a probabilidade de cheia devido às condições meteorológicas adversas que se fazem sentir, durante a depressão "Fabien".

O SMPC Santarém informa que a chuva que se tem sentido em Portugal e em Espanha "gerou um aumento considerável dos níveis hidrométricos e caudais do rio Tejo especialmente nos provenientes de Espanha", que as barragens de Fratel e Pracana se encontram a debitar cerca de 2600m3s.

Perante os dados verificados e as consequências previsíveis, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Santarém decidiu informar a população que as próximas horas apontam para a probabilidade de submersão, da Estrada Nacional 365 em Ponte do Alviela, da Estrada Municipal que liga Ribeira de Santarém a Vale de Figueira, da EN 365 em Palhais/Ribeira de Santarém e do parque de estacionamento da Ribeira de Santarém.

Perante esta situação, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Santarém aconselha a população das zonas ribeirinhas do concelho a tomar medidas de precaução.

Sendo assim, a Proteção Civil Municipal aconselha as populações a retirarem "das zonas confinantes, normalmente inundáveis, equipamentos agrícolas, industriais, viaturas e outros bens", e a levarem os animais "para locais seguros, retirando os rebanhos que se encontram nas zonas que serão provavelmente inundáveis".

É ainda recomendado "não atravessar com viaturas ou a pé estradas ou zonas alagadas" e manter-se informado através dos Órgãos de Comunicação Social ou dos agentes de Proteção Civil, "desenvolvendo as ações necessárias para a sua proteção, da família e bens".

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Santarém está a acompanhar a evolução da subida dos níveis da água no concelho em articulação com o Comando Distrital de Operações de Socorro de Santarém, Agência Portuguesa do Ambiente, Infraestruturas de Portugal, e agentes de Proteção Civil Municipal, e emitirá outros comunicados sempre que tal se revele necessário.

214 visualizações0 comentário

onde comer

telefonesuteis.jpg
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg
bannered.png
Banner Riomagic.jpg
bottom of page