• comercioenoticias

PROJETO TRANSFORMARTE 2021 – AZAMBUJA ÉS TU… E SOMOS NÓS, COLORIU O CONCELHO DE AZAMBUJA


O Município de Azambuja lançou o desafio junto das turmas dos 9º anos e ensino profissional dos Agrupamentos de Escolas de Azambuja, sobre o tema “Azambuja és tu… e somos nós”, onde surgiram diversas propostas e ideias sobre o nosso território e cultura local, no âmbito do projeto TransformARTE.

Em paralelo, a Autarquia convidou o artista Tiago Hacke, especialista em Arte Urbana, com o objetivo de partilhar técnicas de pintura urbana. Neste sentido, decorreram no total quatro Workshops de Arte Urbana com o artista convidado e com as turmas participantes no TransformARTE.

A primeira atividade, decorreu no dia 21 de maio, no Agrupamento de Escolas do Alto de Azambuja. Consistiu em um Workshop de pintura urbana que foi um trabalho conjunto entre o artista e os jovens. O tema foi a preservação das espécies do Paúl de Manique do Intendente e a promoção do património edificado como o Castro de Vila Nova de São Pedro e o Palácio Pina Manique, que são elementos do património do Alto Concelho.

No decorrer desta iniciativa, foi pintado um mural na Escola Básica de Manique, pela mão do artista Tiago Hacke e também dos alunos, que deram asas ao desafio com ideias muito criativas e de cariz ambiental.


PUB.


No mesmo dia, o artista esteve com os jovens do 9º ano do Agrupamento de Escolas de Vale Aveiras num Workshop ligado aos valores da terra, onde foi executada a pintura de um mural no Mercado Diário de Aveiras de Cima. Esta iniciativa resultou de propostas que foram sugeridas pelos alunos, numa ação de promoção da vinha e do vinho, elemento característico da Freguesia de Aveiras de Cima.

Por fim, no dia 1 de junho, o artista esteve de volta, desta vez com os alunos da Escola Secundária de Azambuja. A iniciativa foi divida em dois momentos, no período da manhã decorreu um Workshop de Arte Urbana com os alunos do 11º do Curso Profissional de Multimédia e Fotografia e no período da tarde com os alunos dos 9º anos. Ambas as turmas desenvolveram um projeto de pintura de um mural, sob o tema do Rio Tejo, através da pintura de um cardume de bogas que simboliza a ligação ao Rio e às suas espécies. Este mural pode ser apreciado junto ao Mercado Diário de Azambuja.

Decorreu assim, mais uma edição do projeto TransformARTE 2021 que coloriu o Concelho de Azambuja, através das técnicas que os nossos jovens artistas aprenderam e aplicaram com estes Workshops de Arte Urbana.


PUB.


32 visualizações0 comentário

1/8

1/9

1/6
Lino Martins - site
Lino Martins - site

Bicharada - Site
Bicharada - Site

Lino Martins - site
Lino Martins - site

1/9
Extreme Peste - Site
Extreme Peste - Site

Extreme Peste - Site
Extreme Peste - Site

1/8

onde comer

1/10
telefonesuteis.jpg

Periodicidade: Diária

6/14/2021

coronavirus.jpg
bannered.png
Centro Médico de Rio Maior.jpg
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg