• comercioenoticias

PRIMEIRA HORTA COMUNITÁRIA DA NAZARÉ VAI SER INAUGURADA ESTA QUARTA-FEIRA


Doze pessoas candidataram-se aos 19 lotes da primeira “Horta Comunitária” da Nazaré, localizadas na Urbanização do Rio Novo, que abrirá esta quarta-feira, 27 de maio.

O espaço é destinado a munícipes que não possuam terreno próprio e que assim passam a dispor de um espaço onde podem plantar os seus alimentos (feijão, courgette, alfaces, cenouras, batatas, couves, etc.); árvores de fruto ou plantas aromáticas e medicinais.

“Estes espaços podem ser aproveitados para o lazer e convívio entre famílias e munícipes, criando o enriquecimento sociocultural das comunidades e a partilha de experiências hortícolas entre gerações, ao mesmo tempo que gera mais um complemento ao rendimento familiar e mantém espaços públicos utilizáveis”, explica o vereador da Câmara da Nazaré Salvador Formiga.

O conceito de agricultura urbana tem em vista a produção para consumo próprio, o aumento da produção de produtos frescos e a sustentabilidade ecológica.

“Foi mais uma forma encontrada para reabilitar os espaços públicos, criando condições para que exista um usufruto efetivo de áreas que estavam abandonadas, de forma a humanizar esses lugares depois das intervenções efetuadas pelo Município”.

A reabilitação urbana e a readaptação dos espaços públicos em função das novas realidades e desafios têm vindo a ser perseguidas desde o início de entrada em funções do executivo, com uma forte aposta na “valorização desses espaços, o que traz claras melhorias na qualidade de vida das populações e na valorização do parque habitacional entre muitos outros benefícios, como o envolvimento da comunidade e aproximação entre vizinhos; minimização na produção de resíduos, reciclagem e compostagem, para além de ser uma forma de reduzir os sintomas de stress”.


PUB.


A Horta tem 19 lotes, tendo, na pré-fase de candidaturas, sido rececionadas 12 inscrições. O sucesso desta medida poderá levar à criação de mais hortas comunitárias.

Para já, e de acordo com o regulamento, caso surjam candidatos em lista de espera, serão escolhidos por ordem de inscrição tendo em conta os princípios de Residência na freguesia; Proximidade ao local – bairro - considerando a viabilidade de deslocação a pé, e em função do número de parcelas de cada horta comunitária e do número de candidatos em espera em cada uma das situações descritas, as parcelas serão proporcionalmente atribuídas, considerando-se no mínimo que 30% das parcelas será destinada aos residentes no local.

Os interessando nos lotes disponíveis devem contactar o Gabinete Ambiental do Município da Nazaré, através do email: ga@cm-nazare.pt ou do número de telefone: 262 550 010 ou preencher o requerimento disponível em http://www.cm-nazare.pt/sites/default/files/documentos/ficha-candidatura... e entregar na câmara, presencialmente ou por email.


PUB.


77 visualizações

1/9

1/10

1/7

1/8

1/9

onde comer

1/5

Periodicidade: Diária

9/19/2020

coronavirus.jpg
bannered.png

©2020 por Comércio & Notícias