top of page

Periodicidade: Diária

2/7/2023

  • comercioenoticias

PRESIDENTE DA REPÚBLICA VISITOU ABRANTES NO 1.º ANIVERSÁRIO DO MUSEU IBÉRICO DE ARQUEOLOGIA E ARTE


O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, esteve no concelho de Abrantes no passado dia 7 de dezembro para uma visita dedicada aos Museus de Abrantes, na véspera do primeiro aniversário do Museu Ibérico de Arqueologia e Arte de Abrantes (MIAA).

A visita de Marcelo Rebelo de Sousa ao concelho de Abrantes teve início com uma paragem na exposição do I Centenário do Tramagal Sport União “Troféus, Imagens e Merchandising”, no edifício da TTL – Tuna Tramagalense, em Tramagal, onde assinou o Livro de Honra e se registou como associado do TSU com o número 1000, seguindo depois para uma visita guiada ao Museu Metalúrgica Duarte Ferreira, que recebeu o Prémio Museu do Ano 2018 atribuído pela Associação Portuguesa de Museologia.

Já em Abrantes, o Presidente da República visitou o Panteão dos Almeida, na Igreja de Santa Maria do Castelo, museu cujo projeto de requalificação foi premiado na edição deste ano dos “Loop Design Awards” nas categorias de “People´s Choice Award 2022” e “Interior | Exhibition & Museum” e recebeu também a distinção de “Gold Winner” na categoria de “Interior Design – Exhibits, Pavilions & Exhibitions” nos Muse Design Awards 2022.

No Panteão dos Almeida, o jovem músico e professor abrantino João Vaz protagonizou um momento musical com a sua guitarra portuguesa que arrebatou o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, tendo originado um convite para João Vaz atuar em Lisboa no próximo jantar da Casa Civil da Presidência.

Antes de visitar o Museu Ibérico de Arqueologia e Arte de Abrantes (MIAA), o Presidente da República percorreu a pé algumas ruas do centro histórico de Abrantes onde contactou com a nossa comunidade e fez ainda uma breve visita à Biblioteca Municipal António Botto.



No MIAA, museu que celebrou o seu primeiro aniversário a 8 de dezembro, o Presidente da República visitou as exposições permanentes com a Coleção Municipal de Arqueologia e Arte, a Coleção Estrada e a Coleção Maria Lucília Moita, e as exposições temporárias com obras de Martin Brion, Luís Paulo Costa, Heitor Figueiredo e do Mestre José Pimenta.

No final da visita, Marcelo Rebelo de Sousa assinou o Livro de Honra do Município de Abrantes e recebeu das mãos do Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, uma serigrafia de Maria Lucília Moita. “Dos vários museus que visitei em Abrantes, fiquei surpreendido e gostei imenso daquilo que foi o tratamento museológico na Igreja de Santa Maria do Castelo e o MIAA que é um museu muito diversificado, que cobre tudo, desde a pré-história até aos nossos dias, com peças daqui e de todo o mundo e sobretudo porque são museus muito atuais”, referiu Marcelo Rebelo de Sousa no final da visita aos Museus de Abrantes, em declarações aos jornalistas.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, “ter aqui o Sr. Presidente da República é um grande orgulho, uma grande satisfação e um grande motivo para nos incentivas a fazermos mais e melhor e é também uma resposta ao que tem sido um grande investimento do Município na Cultura e na nossa Rede de Museus”. “Estamos em vésperas de inaugurar o Museu de Arte Contemporânea Charters de Almeida e fechar esta constelação de Museus em Abrantes com a esperança de que possamos receber muitas visitas em Abrantes”, concluiu Manuel Jorge Valamatos.





40 visualizações0 comentário

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/7

press to zoom
Lino Martins - site
Lino Martins - site

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/7

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/7

onde comer

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/9
telefonesuteis.jpg

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/9

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/9
314012987_493269782858541_8091892627052110800_n.jpg
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg
bannered.png
bottom of page