• comercioenoticias

PRESIDENTE DA CÂMARA DE ÓBIDOS DEFENDE ENCERRAMENTO TEMPORÁRIO DAS ESCOLAS


Começaram a ser hoje testados à Covid-19 alunos do Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos. Ao todo serão 1300 alunos que farão o teste de forma voluntária e de todos os anos de escolaridade, desde os jardins-de-infância ao 12.º ano. Hoje, terça-feira, dia 19 de janeiro, foi dia dos mais pequenos, que fizeram o teste acompanhados pelos pais.

Os 1500 testes antigénio de leitura rápida destinados a toda a comunidade escolar foram adquiridos pelo Município de Óbidos. Os testes começaram hoje a ser realizados e vão terminar na próxima sexta-feira. Participam na testagem, uma médica, quatro enfermeiros e quatro elementos de apoio administrativo e da Proteção Civil Municipal. Todo o processo será coordenado pela delegada de saúde, a médica Fátima Pais.

O presidente da Câmara Municipal de Óbidos afirma que “nesta fase, se queremos achatar ao máximo a curva no menor espaço de tempo, as escolas deveriam encerrar, como, de resto, se mostra pelas mais recentes projeções”. “Lamento que até hoje a Administração Central não tenha assumido essa prioridade”, desabafa Humberto Marques, sublinhando que “há necessidade de haver apoios efetivos e céleres às famílias em caso de encerramento temporário dos estabelecimentos de ensino”.


PUB.


Humberto Marques explica ainda que esta testagem da comunidade escolar “vem em linha com o que vimos a fazer, em articulação com a autoridade de saúde local”, ou seja, “testar, rastrear, isolar para anteciparmos, de modo a evitar a transmissão descontrolada”. “Desde o início da pandemia que começamos a testar todos os professores, pessoal não docente e agora todos os alunos para chegarmos à origem de eventuais focos de infeção”, recorda o presidente da Câmara Municipal de Óbidos, que considera “que só assim podemos ter um efeito mais duradouro, em conjunto com as restantes medidas de confinamento”.

Recorde-se que, até à data (18 de janeiro), o concelho de Óbidos tem 357 casos acumulados, dos quais 115 ativos neste momento e 227 recuperados da doença. Há a lamentar a morte de 15 pessoas, a maior parte (13 óbitos) utentes de uma Estrutura Residencial para Idosos localizada no concelho.


PUB.


258 visualizações0 comentário

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/8

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/9

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/7
Lino Martins - site