• Comercio Noticias

PRES. DO TURISMO DO ALENTEJO E RIBATEJO ANUNCIA A CERTIFICAÇÃO DO TORRICADO DE AZB JÁ NO PRÓXIMO ANO

O Município de Azambuja e a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo promoveram o lançamento do Guia de Percursos Pedestres da Lezíria do Tejo e a inauguração do PR2 AZB – Castro de Vila Nova de S. Pedro, seguindo-se de uma caminhada nesse percurso.

O evento teve lugar no dia 20 de outubro, na localidade de Vila Nova de S. Pedro, pertencente à União de Freguesias de Manique do Intendente, Vila Nova de S. Pedro e Maçussa, no Concelho de Azambuja.

Neste lançamento estiveram presentes o Executivo Municipal de Azambuja e o Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo – António Ceia da Silva, que anunciou publicamente a aposta no processo de Certificação do Torricado para o ano 2020.

Esta certificação tem como objetivo promover a gastronomia como um dos elementos da identidade do nosso concelho, através da valorização do nosso produto local – Torricado d’Azambuja, certificando este prato típico que tem um conjunto de características únicas da região do Ribatejo.

Durante o evento, o Presidente do Turismo do Alentejo e Ribatejo afirmou que esta certificação terá como ponto de partida o Município de Azambuja, reforçando que “A Certificação do Torricado é uma questão fulcral hoje em dia, porque temos um turista cada vez mais exigente, mais culto, mais informado e que exige cada vez mais aquilo que tem um selo de qualidade e um selo de certificação…”. A Câmara Municipal de Azambuja está atenta a esta realidade, e já em 2018 lançou a marca “Azambuja Terra do Torricado”, numa aposta clara na promoção da nossa identidade e das potencialidades do nosso território.

Quanto ao Guia de Percursos Pedestres da Lezíria do Tejo, trata-se de uma publicação editada pela entidade responsável pela promoção turística da região, em colaboração com os onze municípios que compõem a Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, propondo aos amantes das atividades de contacto com a natureza um conjunto de onze percursos pedestres que levam à descoberta dos encantos naturais e do património destes concelhos ribatejanos. O Concelho de Azambuja marca presença nesta publicação com um itinerário designado por PR2 AZB – Castro de Vila Nova de S. Pedro.

À semelhança dos demais percursos ali apresentados, trata-se de uma ‘pequena rota’ (PR) com uma extensão de 7,3 km que se percorrem em, aproximadamente, 3 horas. O percurso é de tipo circular e está classificado com o grau de dificuldade ‘fácil’, atingindo uma altitude máxima de 104 metros e uma subida acumulada de 116 metros. Os principais atrativos são a belíssima paisagem natural desta área conhecida localmente como “Alto Concelho de Azambuja”, bem como o povoado pré-histórico que dá nome ao percurso (“castro”) que está classificado como monumento nacional.


11 visualizações

1/9

1/9

1/8

1/6

onde comer

Periodicidade: Diária

12/3/2020

coronavirus.jpg
bannered.png

©2020 por Comércio & Notícias