• comercioenoticias

PORTO DE MÓS: CASA DOS CALADOS VAI FINALMENTE AVANÇAR


Foi aprovado na última reunião de Câmara a abertura do procedimento para iniciar a recuperação da Casa dos Calados no Juncal. Passados praticamente 19 anos após aquisição do edifício por parte do Município (25 de junho de 2002) esta obra vai finalmente ser concretizada.

O atual executivo camarário contratou o projeto de reabilitação a um dos descendentes do antigo proprietário (Arquiteto Rafael Calado) e após a apresentação do estudo, da aprovação do projeto de arquitetura, execução de todas as especialidades e a aprovação em Reunião de Câmara, foi hoje publicado o anúncio no Diário da República do lançamento do concurso público para execução dos trabalhos, com um investimento previsto de 1 milhão e 300 mil euros.

Desta forma será devolvido à população do Juncal e em geral ao concelho de Porto de Mós, um espaço de memória que atualmente se apresenta muito degradado e que constitui um dos mais importantes testemunhos da afirmação socioeconómica da freguesia, nomeadamente a Real Fábrica do Juncal, ali fundada em 1770.


PUB.


Para além da ligação de excelência ao Parque Verde a reabilitação do edifício, assente em princípios de sustentabilidade, albergará um conceito de Residências Artísticas, com inclusão de espaços de Cowork e ateliers para ofícios, relacionados, nomeadamente com a cerâmica e o junco, atividades com forte afirmação e tradição nesta vila. Serão igualmente recriadas atividades da antiga Real Fábrica do Juncal, bem como a realização de workshops que funcionarão em paralelo com uma Biblioteca (mediateca) e um museu de louça e cerâmica. Está previsto ainda a construção de um FoodLab (laboratório alimentar) no antigo lagar. Será também criada uma sala ampla no edifício principal, designado de Salão Nobre, onde poderão ser realizados eventos e solenidades, num espaço com a dignidade que o Juncal justifica.

Este investimento, âncora sociocultural para a região, apresenta conceitos contemporâneos e inovadores, mas não perde de vista a preservação e identidade da Casa, recuperando as suas memórias e vivências, transversais a toda a freguesia.

O Executivo portomosense considera este projeto fulcral no desenrolar deste mandato e sobretudo mais um compromisso que vai ser concretizado.


PUB.


46 visualizações0 comentário

1/8

1/9

1/6
Lino Martins - site
Lino Martins - site

Bicharada - Site
Bicharada - Site

Lino Martins - site
Lino Martins - site

1/9
Extreme Peste - Site
Extreme Peste - Site

Extreme Peste - Site
Extreme Peste - Site

1/8

onde comer

1/10
telefonesuteis.jpg

Periodicidade: Diária

6/14/2021

coronavirus.jpg
bannered.png
Centro Médico de Rio Maior.jpg
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg