• comercioenoticias

POLITÉCNICO DE LEIRIA APRESENTA PLANO ESTRATÉGICO DE TURISMO SUSTENTÁVEL 2020-2030 PARA PORTO DE MÓS


No passado dia 7 de setembro foi apresentado no cineteatro de Porto de Mós o Plano Estratégico para o Turismo Sustentável, elaborado pelo Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo do Politécnico de Leiria que traça uma visão do turismo no concelho de Porto de Mós para os próximos 10 anos.

Este plano engloba 51 medidas agrupadas em quatro eixos estratégicos: Turismo de Natureza, Turismo Cultural, Turismo Gastronómico e Turismo Industrial que irão afirmar Porto de Mós no todo da Região de Turismo do Centro.

O plano, coordenado pela Dra. Dulcineia Ramos, partiu de uma parceria entre o Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo (CiTUR) do Politécnico de Leiria com e o atual executivo do Município de Porto de Mó e pretende implementar uma política de turismo municipal assente no desenvolvimento coerente e equilibrado da atividade turística, com impactos positivos na economia local, e que seja capaz de criar valor económico assegurando, em simultâneo, a sustentabilidade ambiental, social e cultural.

O Plano agora apresentado define linhas orientadoras e instrumentos que conduzam ao desenvolvimento do Turismo através da criação de plataformas de entendimento entre os diversos agentes locais do setor e a comunidade em geral.

Para a coordenadora do Plano, Dulcineia Ramos, este estudo pretende envolver a população local na atividade turística por forma a que todos possam beneficiar dos impactos positivos que a atividade irá necessariamente gerar enquanto Jorge Vala, presidente da Câmara, assumiu como missão criar fatores de ligação entre o plano, agora apresentado, e a comunidade.


PUB.


O evento contou também com a presença do Presidente do Politécnico de Leiria - Dr. Rui Pedrosa, que reforçou ser importante ter o Politécnico como parceiro do município.

O Presidente do Turismo do Centro de Portugal, Dr. Pedro Machado, “apadrinhou” com a sua presença esta iniciativa, fez notar que, este plano pretende envolver todos os operadores turísticos, as comunidades, as juntas de freguesia e todos aqueles que, no final de contas, contribuem para a possível imagem que o município possa ter.

O Turismo do Centro, pela voz do seu presidente, reconhece as virtualidades deste plano e sugere a criação e “vasos comunicantes” entre a estratégia do Turismo de Centro e aquilo que o município de Porto de Mós aqui se propõe a fazer para potenciar os fluxos de turismo.

Ganhar relevância no turismo da Região Centro é uma das apostas que o presidente da Câmara, Jorge Vala, para quem o planeamento é fundamental. “Planeando as coisas, acabamos por ter como resultado um território mais atrativo e uma maior relevância no contexto regional, algo que Porto de Mós nunca conseguiu.”

Neste evento foi apresentado oficialmente o filme promocional “Porto de Mós, vive o teu tempo”, executado pela produtora SlideShow.

O Plano Estratégico para o Turismo Sustentável será disponibilização no site do município.


PUB.


36 visualizações

1/9

1/10

1/6

1/8

onde comer

1/5

Periodicidade: Diária

10/1/2020

coronavirus.jpg
bannered.png

©2020 por Comércio & Notícias