top of page

Periodicidade: Diária

3/28/2024

  • comercioenoticias

PILARES DA PONTE RAINHA DONA AMÉLIA OBJETO DE INSPEÇÃO SUBAQUÁTICA


No passado dia 20 de dezembro, face ao aumento de caudais do Tejo resultante da depressão ELSA, as Câmaras Municipais do Cartaxo e de Salvaterra de Magos suspenderam, por razões de segurança a circulação na Ponte Rainha D. Amélia.

No mesmo dia decidiram as duas Câmaras Municipais levar a cabo, com caráter de urgência, os trabalhos de inspeção das condições de segurança da mencionada infraestrutura.

Em conformidade com o Protocolo existente, compete à Câmara Municipal do Cartaxo proceder à monitorização da Ponte através do procedimento técnico de levantamento batimétrico e de inspeção subaquática aos pilares da ponte, cabendo à Câmara Municipal de Salvaterra de Magos o levantamento topográfico do tabuleiro.

Para a Câmara Municipal do Cartaxo, para o Comando Distrital de Santarém de Operações de Socorro (CDOS) e para a empresa pública Infraestruturas de Portugal (IP), que tutela a Ponte Rainha D. Amélia, o levantamento batimétrico e a inspeção subaquática aos pilares são absolutamente necessários para a avaliar o eventual levantamento da suspensão da circulação na Ponte.

No dia 27 de dezembro, após a diminuição dos caudais e com a corrente do rio estabilizada, a empresa especializada XAVISUB teve condições técnicas para proceder ao levantamento batimétrico dos pilares da Ponte. Sublinhamos e reiteramos que o aumento dos caudais do rio Tejo e as fortes correntes verificadas impossibilitaram a realização, em segurança, destes trabalhos numa data anterior.

Na próxima segunda feira, dia 6 de janeiro, se as condições dos caudais se mantiverem, será efetuada a inspeção subaquática por uma equipa de mergulhadores.

O relatório técnico, conjugando os dados do levantamento batimétrico e da inspeção subaquática aos pilares, será entregue à Câmara Municipal do Cartaxo na próxima quarta-feira, dia 8 de janeiro.

Este relatório técnico será de imediato encaminhado para a empresa pública Infraestruturas de Portugal para emissão de parecer sobre as condições de segurança para a reabertura da circulação na Ponte Rainha D. Amélia.

O Presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, Pedro Magalhães Ribeiro, reafirma a "necessidade de gerir estas matérias com elevado sentido de responsabilidade, uma vez que está em causa a segurança das pessoas que circulam nesta Ponte". Refere ainda que "a circulação será reaberta logo que a entidade que tutela a Ponte, a empresa Infraestruturas de Portugal, assegure ter condições de segurança para assim procedermos”.

Perante a importância da utilização desta ponte para os automobilistas da região, destaca-se o trabalho desenvolvido nos últimos anos pelo Presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, Pedro Magalhães Ribeiro, e pelo Presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, Hélder Manuel Esménio, na reivindicação da urgência da necessária intervenção estrutural na ponte, quer no tabuleiro, quer nos pilares, por parte da Infraestruturas de Portugal, de acordo com protocolo celebrado pelas três entidades.

89 visualizações0 comentário

onde comer

telefonesuteis.jpg
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg
bannered.png
Banner Riomagic.jpg
bottom of page