top of page

Periodicidade: Diária

3/28/2024

  • Foto do escritorComercio Noticias / 2022

PERAL TEM O PRIMEIRO CLUBE DE BILHAR FEDERADO DO CONCELHO DO CADAVAL

Foram inauguradas, no passado dia 13 de outubro, as instalações desportivas do recém-formado Clube de Bilhar da Associação de Apoio Cultural e Recreativa do Peral, que constitui o primeiro clube federado de bilhar do concelho do Cadaval.

O local onde está instalado o novo clube de bilhar é propriedade da associação peralense, compõe-se de três mesas de jogo, estando a sala apetrechada com um pequeno bar e uma cozinha.

O espaço foi inaugurado, na suprarreferida data, por José Bernardo Nunes, presidente da Câmara Municipal do Cadaval, acompanhado por Rui Henriques, em representação da associação, e de Frederico Soares, a representar o clube de bilhar.

«A associação tem outros projetos de requalificação dos espaços existentes, que pensamos concretizar logo que nos seja possível», explica Rui Henriques, presidente da Assembleia Geral da Associação de Apoio Cultural e Recreativa do Peral (AACRP).

O CBP – Clube de Bilhar do Peral foi formado, por deliberação da Assembleia Geral de Sócios da AACRP, em sessão realizada a 25 de maio deste ano.

Segundo explica Rui Henriques, a ideia foi apresentada à direção da associação pelos sócios Pedro Belo, Pedro Valentim, Pedro Leandro e Frederico Soares. O clube foi, desta forma, constituído como uma secção da coletividade peralense.

Na sequência da criação do clube, a AACRP pediu adesão à Federação Portuguesa de Bilhar e à Associação de Bilhar de Lisboa, em julho de 2019, tendo sido aceite, nesses organismos, em setembro de 2019.

A equipa de Pool Português peralense é constituída por oito atletas – Pedro Belo (capitão), oriundo do Peral, Frederico Soares (sub-capitão), de Casais do Peral, Pedro Valentim, de Casais do Peral, Ruben Coelho, da Dagorda, João Fialho, da Sobrena, Paulo Casadinho, de Figueiros, Sérgio Fialho, do Cadaval, e Pedro Leandro, da Sobrena.

O clube mantém-se, porém, aberto a novos praticantes. «Basta dirigirem-se à nossa sede e mostrar interesse pela modalidade», afirma Rui Henriques.

Embora dando primazia a provas federadas, os atletas do CBP podem também participar em torneios não oficiais.

«Como acontece um pouco com todos os clubes, também o nosso é apoiado pela Câmara Municipal do Cadaval e pela Junta de Freguesia do Peral», refere o porta-voz.

«O nosso principal patrocinador é a Adega Cooperativa da Vermelha – Vinhos Mundus, mas temos patrocínios de muitas empresas e também de particulares», adianta.

«Aproveitamos esta oportunidade para agradecer a todos e informar que ainda temos espaços publicitários disponíveis para quem deseje apoiar a nossa equipa», apela Rui Henriques.

O clube está, de momento, a integrar a primeira fase do Campeonato Nacional de Pool Português da 3ª Divisão – Distrito de Lisboa. «Vamos realizar, em breve, um torneio aberto, e já iniciámos a preparação da próxima época desportiva (2020/2021), onde pensamos competir com mais equipas e mais modalidades», avança o representante.

Os resultados vão sendo disponibilizados nas páginas de Facebook da AACRP e do Clube de Bilhar do Peral, para além de constarem no site oficial da Federação Portuguesa de Bilhar.

Associação do Peral: atividade para além do bilhar

«Mas como a associação não é só bilhar, no próximo ano vamos também realizar várias atividades culturais e recreativas, estando a primeira prevista para o dia 25 de janeiro de 2020 – as comemorações do dia 20 de janeiro, dia de São Sebastião Padroeiro do Peral, seguindo-se, em março, o aniversário da associação», informa Rui Henriques.

«Embora a nossa associação tenha tido um triénio com bastante dinamismo, as dificuldades têm sido sempre muitas», salienta. «A aldeia tem pouca gente, e nem sempre tem sido fácil agregar toda a aldeia em torno do nosso projeto».

«Para o primeiro trimestre de 2020, vão realizar-se eleições, e não sabemos como vai correr esse processo. Mas tudo se está a encaminhar para que o futuro da nossa associação esteja assegurado pelo menos por mais três anos, para que uma pequena aldeia tenha uma grande associação, que seja o orgulho de todos os peralenses», conclui o responsável


14 visualizações0 comentário

onde comer

telefonesuteis.jpg
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg
bannered.png
Banner Riomagic.jpg
bottom of page