- comercioenoticias
PENICHE: HOMEM CONDENADO A 4 ANOS DE PRISÃO POR AGREDIR A MÃE E IRMÃO DEFICIENTE

Um homem de 46 anos de idade foi condenado pelo Tribunal de Peniche a quatro anos de prisão efetiva pela prática de dois crimes de violência doméstica agravada.
Em tribunal ficou provado que o arguido molestou verbal, psicológica e fisicamente a sua mãe, de 79 anos, e o seu irmão, portador de défice cognitivo, na residência onde os três viviam.
Segundo a Procuradoria da República da Comarca de Leiria “entre 2016 e novembro de 2020, com maior incidência a partir de maio de 2020, o arguido, que consumia diariamente bebidas alcoólicas e não exercia qualquer atividade profissional ou ocupacional, exigia sistematicamente dinheiro às vítimas, para comprar aquelas bebidas e tabaco e, quando estas recusavam entregar-lho, o mesmo partia e danificava objetos em casa, gritava, insultava-as e vexava-as”.
A mesma fonte revela ainda que para além disso “o arguido também batia na mãe e no irmão, desferindo-lhes palmadas, socos e pontapés, sendo que, em novembro de 2020, entrou no quarto onde o irmão estava a dormir e apertou-lhe, com força, a cabeça contra a almofada, impedindo-o de respirar”.
PUB.
O Tribunal considerou provados todos os factos descritos na acusação do Ministério Público, essencialmente com base nas declarações para memória futura prestadas pelas duas vítimas, durante o inquérito, cuja gravação foi ouvida na audiência de julgamento, assim evitando que as mesmas tivessem que prestar depoimento nessa audiência.
O arguido foi, ainda, condenado a pagar uma indemnização de mil euros, por danos não patrimoniais, a cada uma das vítimas.
O arguido havia sido anteriormente condenado pela prática de um crime de condução de veículo em estado de embriaguez, encontrando-se sujeito a prisão preventiva, desde fevereiro deste ano.
A sentença, proferida a 11 de março, ainda não transitou em julgado, tendo o arguido interposto recurso da mesma.
O processo, na fase de inquérito, foi dirigido pelo Ministério Público da Unidade Local de Peniche do Departamento de Investigação e Ação Penal da Comarca Leiria, com a coadjuvação da PSP de Peniche.
PUB.