top of page

Periodicidade: Diária

3/28/2024

  • comercioenoticias

OUTEIRO DA CORTIÇADA RECEBEU SESSÃO DE ESCLARECIMENTO SOBRE A VESPA ASIÁTICA

Teve lugar ontem, 9 de novembro, na sede da Junta de Freguesia do Outeiro da Cortiçada, no concelho de Rio Maior, uma sessão de esclarecimento sobre a vespa velutina (asiática), iniciativa promovida por um grupo de habitantes da União de Freguesias de Outeiro da Cortiçada e Arruda dos Pisões, preocupadas com o elevado de ninhos daquela espécie que têm sido detetados recentemente na freguesia.

Esta iniciativa teve como orador o técnico apícola, Eng.º Pedro Mendonça, e contou com a presença do presidente daquela união de freguesias, Raul Bouzada Pinto, para além dos muitos cidadãos locais preocupados com a situação.

Nesta sessão, entre outras coisas, explicou-se como identificar a espécie e os perigos que representam para o ecossistema e para a população. Falou-se também da prevenção, construção de armadilhas, destruição de ninhos, maneio apícola e combate e redução da predação. À população foi pedido que levassem garrafas de plástico de 1,5l e garrafões de 5l para que fossem construídas armadilhas.

Recorde-se que recentemente foi criada uma página no Facebook intitulada "Todos juntos contra a Vespa / Outeiro da Cortiçada & Arruda dos Pisões", a qual tem por objetivo esclarecer a população sobre a vespa asiática e as formas de a combater.

Este grupo criou ainda o projeto “Stop Velutina”, iniciativa que conta com o apoio da Junta de Freguesia, e que visa espalhar armadilhas pela freguesia de forma a capturar as vespas fundadoras para evitar a propagação da espécie. Este projeto visa também a sensibilização da população para que todos tenham uma armadilha em casa.

A organização referiu ainda que irão ser facultadas armadilhas e o respetivo atrativo a toda a população da União de Freguesias do Outeiro da Cortiçada e Arruda dos Pisões.




159 visualizações0 comentário

onde comer

telefonesuteis.jpg
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg
bannered.png
Banner Riomagic.jpg
bottom of page