Periodicidade: Diária

11/30/2022

  • comercioenoticias

OS JOGOS CLÁSSICOS MAIS PROCURADOS NO MUNDO ONLINE


O mundo dos videojogos é formado por um sem fim de géneros. Os gamers têm à sua disposição um catálogo quase infinito de títulos e também um crescente número de plataformas. Ao tratar-se de um dos mercados que mais movimentam dinheiro no mundo, as empresas que atuam neste setor procuram satisfazer o maior número de consumidores possível.

A título de comparação, o mercado gaming é maior que as indústrias do cinema e da música juntas, dado este revelado num estudo da consultora Accenture. No entanto, estes três segmentos do entretenimento partilham um tipo muito específico de consumidor: o “Antiquário”, ou seja, aquele que gosta dos produtos antigos. Estes consumidores admiram os filmes, canções e videojogos que ajudaram estas indústrias a estabelecerem-se.

Por outro lado, os adeptos do vintage não ignoram o presente. Contudo, são profundos admiradores do passado. Este sentimento de nostalgia é partilhado por muitos e reflete-se na oferta de videojogos antigos.

Os jogos clássicos atraem muitos utilizadores que, seja pela nostalgia ou pela curiosidade, continuam a admirar os videojogos fundadores, aqueles que pavimentaram o caminho para a modernidade. Além dos tradicionais jogos digitais, também entram nesta categoria os jogos analógicos, como o xadrez, que ganharam versões virtuais de alta qualidade.

Os videojogos oriundos das consolas clássicas (Atari, NES e Megadrive) são recordados com muito carinho pelos gamers de hoje e de ontem.

Um ótimo exemplo são os jogos do Mario, a franquia mais popular da Nintendo. O simpático canalizador surgiu nos ecrãs pela primeira vez em 1983 numa versão 2D e continua um êxito até aos dias de hoje. No total, a franquia “Mario” já lançou mais de 200 videojogos, o último deles em 2022, com distintas temáticas onde o canalizador e os amigos são os protagonistas. Além disso, os jogos já saltaram as fronteiras dos dispositivos Nintendo e estão disponíveis em aplicações para telemóvel.

Outro exemplo é o Sonic, estrela da SEGA, empresa japonesa que durante os anos 90 rivalizava com a Nintendo, também mantém os seus adeptos. O próximo lançamento, Sonic Frontiers, está programado para o final de 2022. Além da franquia de jogos, o simpático ouriço azul também “invadiu” os cinemas. A primeira longa-metragem, Sonic - O Filme (2020), conta com a participação de Jim Carrey como o vilão “Dr. Robotnik”. Devido ao sucesso do primeiro, a sequência, Sonic - O Filme 2 (2022), já está nos cinemas. E não termina aqui. A aplicação para telemóvel Sonic Dash é outra forma que os adeptos têm de se divertir com este clássico.

Outra lenda que continua a fazer a alegria dos adeptos no mundo virtual é o Tetris. O desafiante videojogo de encaixar peças e eliminar linhas — sem deixar que as mesmas se empilhem até tocar o teto — é um dos passatempos favoritos daqueles que navegam pela rede à procura de diversão. A vantagem deste jogo é que diversas programadoras começaram a criar as suas próprias versões, como a criada por produtores portugueses dedicada aos daltónicos. Com isto, o jogo está em constante renovação e está sempre atualizado.

Os jogos de casino, tradicionais do mundo real, também encontram um novo ambiente na internet para crescer. As modalidades mais características, como o poker, blackjack e roleta, foram completamente adaptadas ao mundo virtual com a ajuda de tecnologias de ponta para garantir o entretenimento e a segurança dos jogadores. Outro clássico que também chegou à Internet são as slots machines, que ganharam novas temáticas e designs inspiradas em séries e filmes, como o caso de Narcos, da Netflix.

Por último, outro passatempo milenar que se desenvolve com mestria no mundo online é o xadrez. O tradicional jogo de tabuleiro é um dos desportos mentais mais praticados no mundo. Devido às suas características, é um dos jogos favoritos de jovens e adultos. Na internet, o xadrez ganhou nova vida, tornou-se num dos jogos mais disponibilizados por websites especializados, além de ser um dos conteúdos mais consumidos na Twitch, a maior plataforma de streaming dedicada aos videojogos.

Em suma, ainda que o mercado de videojogos seja liderado pelos lançamentos e pelas franquias já consolidadas, este artigo mostra também que é inegável a participação que os jogos clássicos ocupam nesta indústria. Afinal de contas, o desenvolvimento de novos videojogos tem sempre em conta os primeiros jogos de sucesso.

Por isso, não restam dúvidas, a nostalgia é um sentimento que atua com força no mundo gaming.

53 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/5

press to zoom
Lino Martins - site
Lino Martins - site

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/8

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/7

onde comer

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/9
telefonesuteis.jpg

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/9

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/9
bannered.png
314012987_493269782858541_8091892627052110800_n.jpg
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg