top of page
Sem nome (1218 × 170 px) (1).png

Periodicidade: Diária

12/8/2023

  • comercioenoticias

OS BENEFÍCIOS DA PRÁTICA DE DESPORTO AO AR LIVRE (SEGUNDO A CIÊNCIA)


Os benefícios da prática de desporto para a saúde são conhecidos de todos. Noticiámos anteriormente, por exemplo, que o exercício físico é visto como um "tratamento" para o cancro da mama. Mas será que existem benefícios adicionais especificamente aplicados ao desporto ao ar livre? Segundo a ciência, a resposta é positiva! O especialista norte-americano de medicina do desporto Steven Stovitz é um dos maiores defensores da ideia de que o desporto ao ar livre é superior (do ponto de vista médico) ao exercício indoor, e existem múltiplos estudos científicos que suportam a sua opinião.


4 motivos pelos quais o desporto ao ar livre é superior ao desporto indoor

Para apoiar Stovitz, reunimos quatro factos (suportados por estudos científicos) que demonstram que o desporto ao ar livre é mais benéfico para a saúde do que o desporto indoor:

1. Praticar desporto ao ar livre tem um efeito anti-stress. Estar em locais como florestas ou parques naturais reduz o ritmo cardíaco e aumenta o nível de produção de cortisol.

2. Passar tempo ao ar livre ajuda a eliminar a fadiga. Um estudo conclui mesmo que basta olhar para imagens da natureza para que a nossa energia mental seja reposta.

3. Experiências ao ar livre minimizam ansiedade e depressão. Segundo uma compilação de 10 estudos científicos (em inglês), passar tempo em espaços verdes melhora o desempenho cognitivo de pacientes com depressão.

4. Caminhadas ao ar livre contribuem para uma melhor concentração. Foram registados vários efeitos benéficos em pacientes com ADHD após uma caminhada de apenas 20 minutos.


As melhores atividades para fazer ao ar livre

Para mais informações sobre estes e outros desportos ao ar livre, consulte a revista online atividade ar livre.


Caminhadas

Para muita gente, as caminhadas ao ar livre são mais um digestivo do que um desporto. Contudo, andar a pé (especialmente em espaços verdes) é uma das atividades mais benéficas para a saúde humana. Além disso, caminhar tem a particularidade de ser uma atividade que qualquer pessoa pode desempenhar, independentemente da idade ou condição física.


Natação

Quando chega o tempo mais frio, a natação é muitas vezes posta de lado ou confinada a piscinas interiores. Contudo, tomar banho no mar no inverno tem vários benefícios. Pode

contribuir para a redução da pressão arterial, fortalecer o sistema imunitário, e funcionar como um antidepressivo natural.


Escalada

A escalada é uma excelente atividade ao ar livre porque ativa todos os músculos do nosso corpo e, além disso, exige grande destreza mental. A escalada exige muitas horas de treino e algumas ferramentas específicas, mas vale a pena por ser um desporto holístico com efeitos benéficos para o corpo e para a mente. As vantagens da escalada incluem melhor equilíbrio, mais agilidade, maior coordenação, maior flexibilidade, e melhor circulação sanguínea.


Desportos aéreos

Para os mais ousados e aventureiros, recomenda-se ainda a prática de desportos aéreos. A adrenalina associada a experiências como saltar de paraquedas não é indicada para pessoas com problemas cardíacos, mas pode ter um efeito benéfico em muitos praticantes, contribuindo, por exemplo, para o melhor funcionamento dos pulmões.

149 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

onde comer

telefonesuteis.jpg
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg
bannered.png
Banner Riomagic.jpg
bottom of page