• comercioenoticias

OFICINA DE PRODUÇÃO DE COGUMELOS, NO MERCADO DE INVERNO, EM ABRANTES



Participar numa oficina gratuita de produção de cogumelos é um dos convites que o Mercado de Inverno, em Abrantes, traz para a manhã de 1 de fevereiro, a que se alia a mostra e venda de hortofrutícolas, agroalimentares e artesanato.

A oficina, às 10h00, dedicada à produção de cogumelos em toros de madeira, é gratuita, mas limitada a 12 participantes. Contará com os conhecimentos do engenheiro agrícola Simão Pita, do I Núcleo de Produtores PROVE do Ribatejo Interior e professor da EPDRA - Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes.

O objetivo é ensinar a produzir cogumelos comestíveis em toros de madeira, o que passará por abordar temas como o que são cogumelos, caracterização da espécie e os tipos de madeira a serem utilizadas; a inoculação da madeira e o material necessário, as condições necessárias para a incubação da madeira e a frutificação; quais as pragas e doenças e como e quando deve ser feita a colheita.

Destinada ao público em geral, nesta iniciativa as inscrições podem ser feitas através do email tagus@tagus-ri.pt, indicando o nome, idade, proveniência e número de telefone dos participantes.

Abóboras, brócolos, couves, nabo e nabiças, batatas, cebolas, beterraba, alho francês, citrinos, maças, ervas aromáticas, produtos transformados e artesanato serão alguns dos artigos que poderão ser encontrados neste Mercado de Inverno, integrado no Bairro ConVida e participado pelos vários parceiros deste projeto.

O local previsto para a realização deste certame de época, entre as 09h00 e as 13h00, é o Parque Intergeracional de Vale de Rãs, em Abrantes, no entanto, em caso de mau tempo, a iniciativa de exposição e venda de hortofrutícolas, agroalimentares e artesanato passará para o edifício Millenium.

Criar mais uma oportunidade de promover a comercialização de produtos e o artesanato da região, sensibilizar a população e dar a conhecer os ciclos das diferentes culturas agrícolas, incentivando a comunidade a consumir hortícolas da época, diretamente dos produtores para os consumidores, princípio da metodologia PROVE – Comercializar e Vender, são os objetivos da organização com o Mercado de Inverno.

O projeto de intervenção comunitária e revitalização social e económica, Bairro ConVida, em Vale de Rãs, é liderado pelo Município de Abrantes, envolvendo a Associação Vidas Cruzadas, a Cres.Ser – Associação de Desenvolvimento Pessoal e Comunitário, a União de Freguesias de Abrantes e Alferrarede, o I Núcleo de Produtores PROVE e a TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior.


0 visualização

1/8

1/9

1/7

1/7

1/8

onde comer

1/6

Periodicidade: Diária

7/12/2020

bannered.png

©2020 por Comércio & Notícias