• comercioenoticias

O EFEITO DA MÁSCARA NA SAÚDE ORAL?


“Boca de máscara”. Parece uma piada de mau gosto, mas não é. A condição de saúde oral provocada pelo uso excessivo de máscara já tem nome, da autoria de dentistas.

Jeffrey Sulitzer, médico dentista na clínica Smile Direct Club (Reino Unido) partilhou com o jornal Daily Star a nova ameaça à saúde oral causada – indiretamente – pela pandemia da Covid-19, em declarações que foram citadas por vários meios online um pouco por todo o mundo.

Sendo o uso de máscara uma das formas mais eficazes de proteção contra o vírus, a verdade é que esse uso impõe algumas limitações e tem alguns efeitos adversos, até porque, em última análise, o ser humano não foi feito para usar máscaras.


E que efeitos adversos são estes?

Segundo análise de vários dentistas, usar máscara de forma interrupta durante longos períodos de tempo faz com as pessoas respirem mais pela boca e menos pelo nariz. Resultado? Isso causa restrição de humidade na boca e do fluxo, o que faz com que a boca fique mais seca, um contexto favorável ao surgimento de dores de dentes, cavidades e mau hálito. Já estamos a ver onde esta história vai parar.

A solução para este período é só uma: reforçar a sua higiene oral, para evitar ida aos dentista ter que ir ao dentista desvitalizar dentes. Isso acontece se houver uma infeção ao nível do nervo do dente.


Tratamentos dentários seguros em tempos de pandemia

Contudo, saiba que desvitalizar dentes não é um bicho de sete cabeças e pode ser feito de forma perfeitamente fácil e segura, mesmo em tempos de pandemia, seguindo todas as orientações da Direção-Geral de Saúde. Na Mint Clinic em Lisboa, desvitalizar dentes – este tratamento endodôntico é um procedimento clínico de todos os dias.

O que se deve então fazer para evitar ter problemas e ter de ir ao dentista desvitalizar dentes? Higiene oral, claro! Deixamos aqui algumas sugestões de higiene oral que deve adotar para evitar os problemas de que falámos. Alguns são bastante óbvios, mas recordar, neste contexto, é sorrir.


Dicas para uma boa higienização oral

Para lavar bem os dentes, escove-os em pequenos círculos, de forma bastante suave. Não use muito dentífrico e alinhe a escova com a gengiva, fazendo um ângulo de 45º em relação aos seus dentes.

Escovar bem os dentes é fundamental e deve ser feito duas a três vezes por dia, com uma duração de dois minutos. Não se esqueça que a sua escova de dentes deve ser substituída de três em três meses.

Pode e deve também usar o fio dentário para reforçar essa higiene diária. Este ajuda a combater a placa bacteriana e os alimentos que ficam entre os dentes. O fio dentário pode ser usado antes e depois de lavar os dentes.

Uma outra sugestão que ajuda a evitar ter problemas e acabar numa cadeira de dentista a desvitalizar dentes é usar um elixir, com o qual pode bochechar uma vez por dia.

Outro interveniente importante na sua higiene oral é o flúor. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o uso de dentífrico com flúor é a melhor forma de prevenir o aparecimento de cáries. Isto porque este elemento químico protege os dentes contra as bactérias, para além de que ajuda no processo de remineralização, tornando os dentes mais resistentes. Pode ainda usar um escovilhão para uma higienização mais eficaz dos seus dentes.

Dores, noites mal dormidas, cáries, desvitalizar dentes – já sabemos como funcionam os nossos dentes, sobretudo quando não estão bem. Mas é também possível reforçar a prevenção a montante, fazendo uma dieta equilibrada.

Sim, somos aquilo que comemos. Antes de mais, escusado será dizer para evitar doces a todo o custo! Para proteger os seus dentes deve apostar em nozes, ovos, queijos, leite, carne branca, cenoura, brócolos, pepino, espinafres, maçãs, peras e morangos. Deve também beber muita água, que ajuda a limpar os dentes.

Já sabe, apesar dos inconiventes que o uso da máscara pode provocar, esta continua a ser uma das formas mais eficazes de proteção contra a doença provocada pelo novo coronavírus. Lembre-se; cumpra as sugestões das autoridades de saúde relativamente à pandemia da Covid-19: distanciamento social, uso de máscara, etiqueta respiratória e higienização das mãos. Evite multidões e tenha cuidado. Por si, e por todos.

144 visualizações0 comentário

1/8

1/9

1/7
Lino Martins - site
Lino Martins - site

Bicharada - Site
Bicharada - Site

Lino Martins - site
Lino Martins - site

1/9
Extreme Peste - Site
Extreme Peste - Site

Extreme Peste - Site
Extreme Peste - Site

1/8

onde comer

1/10
telefonesuteis.jpg

Periodicidade: Diária

7/31/2021

coronavirus.jpg
bannered.png
NOVO SANTA CASA - COVID.jpg
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg