• comercioenoticias

O DIA DA CRIANÇA VAI ÀS ESCOLAS DO CONCELHO DO CARTAXO


No Cartaxo as Comemorações do Dia Mundial da Criança começaram já hoje, 26 de maio, em que uma onda de boa energia vai passar por todas as escolas do primeiro ciclo e jardins de infância públicos do concelho.

No âmbito das medidas de prevenção de contágio por novo coronavírus e da pandemia da doença Covid-19, a autarquia cancelou a realização das comemorações do Dia Mundial da Criança nos moldes habituais – não vai ser, pelo segundo ano consecutivo, criada uma cidade dedicada aos mais novos no centro da cidade do Cartaxo.

Durante sete anos consecutivos, dezenas de parceiros institucionais e empresariais, profissionais de diversos setores e comunidade educativa, juntavam-se à Câmara Municipal do Cartaxo, num projeto colaborativo que oferecia, a milhares de crianças e jovens, um extenso programa de atividades lúdicas e pedagógicas – a autarquia considera que em 2021 ainda não existem condições para retomar o projeto.

Este ano, segundo em que a Câmara Municipal do Cartaxo procurou encontrar com o apoio dos agrupamentos de escolas do concelho, um modo seguro de assinalar a data, o primeiro objetivo das comemorações do Dia Mundial da Criança é zelar para que as crianças e jovens possam ter um dia especial, em segurança.

A segurança dos docentes e de todos os profissionais administrativos e auxiliares que trabalham nas escolas do concelho esteve também no centro da decisão da Câmara Municipal ao organizar as atividades que vão assinalar o Dia Mundial da Criança.

Assim, nos dias 26, 27, 28, 31 de maio e 1 de junho, a diversão chegará às crianças e jovens, sob a forma de muita animação ao ar livre – criar bolas de sabão gigante que vão andar a voar no “recreio”, fazer tatuagens de glitter e ficar prontinho a participar nos ateliers de dança ou testar a perícia com arco e flecha, são algumas das atividades que vão passar pelas escolas e jardins de infância públicos.

Para guardar memórias do Dia Mundial da Criança a Câmara Municipal do Cartaxo vai ainda levar às escolas um miniestúdio de fotografia instantânea, para que todas as meninas e todos os meninos possam ficar com um registo de um dia muito divertido e ainda entregará uma pequena lembrança às crianças.


PUB.


Segurança e prevenção de contágio vão marcar as comemorações do Dia Mundial da Criança

As atividades vão decorrer nas escolas de primeiro ciclo e jardins de infância dos agrupamentos de escolas do concelho – Agrupamento de Escolas D. Sancho I de Pontével e Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo.

Durante as atividades serão cumpridas todas as medidas de prevenção definidas pela Direção-Geral da Saúde. As atividades serão realizadas “em bolha”, por turma, vão estar disponíveis equipamentos de proteção individual, serão reforçadas as medidas de limpeza e desinfeção, as crianças e jovens, mas também os profissionais que apoiam as atividades, estarão separados por estações – as atividades decorrem em diferentes espaços na escola.

A empresa Tagus Natura (responsável pelas atividades) cumpre todas as medidas preconizadas pela Direção-Geral da Saúde, Organização Mundial de Saúde e Turismo de Portugal, ostentando o selo Selo Clean & Safe.

Todos os colaboradores serão previamente testados e vão receber formação específica sobre os comportamentos de segurança a adotar.

As técnicas da área de Educação e Juventude da Câmara Municipal do Cartaxo, vão acompanhar as atividades.


PUB.


17 visualizações0 comentário

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/7

press to zoom

press to zoom

press to zoom