- comercioenoticias
NO CENTRO HOSPITALAR DO MÉDIO TEJO CRIANÇAS VÃO À “BOLEIA” PARA O BLOCO OPERATÓRIO

Pode parecer fantasia, mas é realidade: é bem possível que possa cruzar-se com um carro Audi TT, de cor vermelha, a circular dentro dos corredores do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT). É que as crianças submetidas a cirurgia no CHMT passaram a ser transportadas até ao bloco operatório ao volante deste brilhante e colorido carro desportivo elétrico.
O facto de as crianças conduzirem um carro de brincar desde a enfermaria até ao bloco operatório, em vez de serem transportadas na habitual maca, reduz muito significativamente a sua ansiedade e também dos seus pais/família. Este é mais um dos programas de humanização da Comissão de Humanização do CHMT e que contou, uma vez mais, com a solidariedade da Academia Júnior de Torres Novas que gentilmente ofereceu o carrinho elétrico.
Este projeto do CHMT tem como objetivo minimizar a ansiedade das crianças submetidas a cirurgia e dos seus pais/família, transformando o percurso até ao bloco operatório numa divertida aventura sobre rodas. A bordo do colorido Audi TT os mais pequenos substituem assim as saudades do conforto do ambiente familiar e a tensão e nervosismo que antecedem uma cirurgia, pela diversão de poder conduzir um carro em pleno corredor de um Hospital.
PUB.
Para Casimiro Ramos, Presidente do Conselho de Administração e Presidente da Comissão de Humanização do CHMT, trata-se de um “projeto muito importante para a humanização dos cuidados de saúde que prestamos às crianças da Região do Médio Tejo”. “Unimo-nos e assim foi possível realizar este importante projeto, graças à disponibilidade e apoio da Academia Júnior, aos quais muito agradecemos na pessoa da sua Diretora Técnica, Carla do Carmo, e Diretora Pedagógica, Liliana Dinis. Este tipo de intervenção social, em especial junto das crianças, é muito importante”.
O investimento neste projeto de humanização da realidade hospitalar, tem como objetivo “promover um ambiente mais acolhedor para todos os nossos pequenos utentes, mas é também um ganho para os seus familiares e até para os próprios profissionais de saúde”, refere ainda. A humanização dos cuidados de saúde prestados aos utentes constitui uma preocupação permanente do CHMT e este projeto é mais um exemplo que o demonstra.
O Centro Hospitalar do Médio Tejo é composto pelas unidades hospitalares de Abrantes, Torres Novas e Tomar.
PUB.