• comercioenoticias

NAZARÉ E ALCOBAÇA ABREM CENTRO DE COLHEITA DE AMOSTRAS PARA RASTREIO DO COVID-19


O “drive-thru" para rastreio de Covid-19 dos concelhos da Nazaré e Alcobaça entrará em funcionamento hoje, 8 de abril, junto ao MercoAlcobaça, à entrada da cidade de Alcobaça.

Os casos a serem testados serão direcionados pela linha SNS24, Autoridade de Saúde Local e Unidades de Saúde.

"Este é um Serviço público para os dois concelhos”, declarou o Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio, acerca destas instalações que servirão os dois concelhos.

Com o objetivo testar doentes fora de meio hospitalar, em condições de conforto e segurança coletiva e aliviar o afluxo de potenciais suspeitos portadores aos hospitais, estes espaços dedicados à colheita de amostras para rastreio da doença permite aos pacientes suspeitos de infeção (previamente referenciados pelo SNS ou com prescrição médica e marcação prévia) deslocar-se até ao ponto de recolha, sem entrar em contacto com outras pessoas, reduzindo o risco de infeção em cada colheita até para os profissionais envolvidos. Os resultados serão depois enviados diretamente ao suspeito e às autoridades de saúde pública.

Por seu turno, Walter Chicharro, Presidente da Câmara da Nazaré, enalteceu o papel da responsável pelo ACES Oeste Norte na orientação das unidades de saúde para esta situação epidemiológica e o atendimento das necessidades dos concelhos.

"A Dr.ª Ana Pisco sempre soube trabalhar em prol das comunidades, e nós temos conseguido trabalhar em conjunto na resposta às necessidades das populações", disse Walter Chicharro, realçando a importância da existência de um centro de realização de testes próximo da área de residência.

Já Ana Pisco, Diretora Executiva do Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Oeste Norte elogiou “o esforço dos dois concelhos em trazer para aqui mais um polo de testagem em termos de Covid-19”, adiantando que era um espaço desejado: “desde o início reportei à ARSLVT que o único polo em Caldas da Rainha seria insuficiente dada a extensão do ACES Oeste Norte que abrange seis concelhos, razão pelo qual também somos a que abriu mais unidades de atendimento dedicadas a esta pandemia”.


PUB.

O “Drive-thru Test” dos concelhos da Nazaré e Alcobaça, sediado junto ao MercoAlcobaça, é coordenado pelo Grupo H Saúde (Benedita).

“Nestes primeiros dois dias (4ª e 5ª feira), o Grupo H Saúde estima testar até 10 pessoas por dia, número que esperamos duplicar a partir da próxima semana”, altura em que o laboratório terá todo o material necessário às colheitas em maior escala, esclareceu Henrique Henriques do Grupo H Saúde.

Os utentes com suspeitas da doença deverão contactar o sistema de saúde, preferencialmente por contato não presencial, através da Linha SNS 24 (808 24 24 24) ou do número de emergência médica nacional (112), ou ainda através de contacto com as Unidades de Saúde locais bem como o recurso à USF Global - usf.global@arslvt.min-saude.pt; telefone: 262 569 120 ou USF Nazareth - usf.nazareth@arslvt.min-saude.pt; telefone: 262 577 109.

ADC - Áreas Dedicadas à avaliação e tratamento de doentes com Covid-19 (Sítio da Nazaré)

Horário - 2ª a 6ª feira: 8h00-20h00. Fins de semana e feriados: 14h00-24h00.

63 visualizações

1/9

1/9

1/8

1/6

onde comer

Periodicidade: Diária

11/28/2020

coronavirus.jpg
bannered.png

©2020 por Comércio & Notícias