• comercioenoticias

NAS CALDAS DA RAINHA “PIMPÕES” PROMOVEM ATIVIDADE FÍSICA PARA SENIORES


Durante a Gala do 82.º aniversário da Sociedade de Instrução e Recreio “Os Pimpões”, que decorreu a 29 de fevereiro, foi assinado um protocolo entre esta coletividade e a Câmara Municipal das Caldas da Rainha com vista à implementação do programa “SENIORES+”.

Este programa municipal tem como principal objetivo a melhoria da qualidade de vida da população sénior caldense através da prática regular de exercício físico.

Por exemplo, numa perspetiva de descentralização, em parceria com as juntas de freguesia do concelho, todos os participantes do Programa SENIORES+ têm aulas de Ginástica e Hidroginástica perto do seu local de residência a preços acessíveis.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) tem como meta até 2030 aumentar em 15% os níveis de atividade física em todo o mundo.

A Direção-Geral da Saúde criou o Programa Nacional para Promoção da Atividade Física que funciona em harmonia com o Plano Nacional de Saúde.

A Unidade de Saúde Pública (USP) Zé Povinho do Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Oeste Norte desenvolveu um Plano Local de Saúde (PLS - 2019-2021) que visa otimizar os ganhos em saúde através da colaboração de todos os setores da sociedade e inclui nas suas prioridades o exercício físico.

A Região Oeste Norte apresenta um Índice de Envelhecimento (IE) superior ao da Região de Lisboa e Vale do Tejo e de Portugal.

Globalmente, assistimos a um aumento deste índice em todas as regiões, refletindo um envelhecimento da população portuguesa.

Segundo o Perfil de Saúde 2017 da Região Oeste Norte, o Índice de dependência de idosos e a taxa bruta de mortalidade tem vindo a aumentar podendo o facto de o ACeS Oeste Norte ter uma população envelhecida, ser uma justificação.

O Programa SENIORES+ visa potenciar um trabalho multidisciplinar com uma relação de proximidade entre os profissionais de saúde e os Técnicos de Exercício Físico (TEF) através de um protocolo entre a Câmara Municipal das Caldas da Rainha e a Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo.

A equipa médica das Unidades de Saúde do ACeS Oeste Norte aconselha o programa aos utentes com mais de 55 anos residentes no concelho das Caldas da Rainha.

A equipa de TEFs do programa realiza a Avaliação Inicial da Condição Física e a Prescrição de Exercício, o relatório é entregue aos médicos.

Por outro lado, quando os seniores se inscrevem no programa sem aconselhamento médico prévio, a equipa realiza a Avaliação Inicial e, sempre que se justifique, encaminha-os para a Unidade de Saúde.

Todos os setores da sociedade são convidados ao envolvimento, através de entidades públicas ou privadas que demonstrem interesse e condições de adesão.

Assim, é possível abranger outras modalidades, tais como: Walking Football, Pilates, Dança e Boccia.

Todos os seniores têm ainda direito a um Cartão SENIORES+ que lhes dá vantagens e descontos variados.

A monitorização do Programa SENIORES+ é feita pela coordenação numa relação próxima com cada um dos setores.

É realizada uma Avaliação Final da Condição Física aos seniores participantes e os resultados obtidos são objeto de estudo para Validação Científica do Programa através da colaboração da Escola Superior de Desporto de Rio Maior (como parceira da Câmara Municipal das Caldas da Rainha) e o Instituto Politécnico de Leiria (como parceiro do ACeS Oeste Norte).

25 visualizações

1/9

1/10

1/7

1/8

1/9

onde comer

1/5

Periodicidade: Diária

9/22/2020

coronavirus.jpg
bannered.png

©2020 por Comércio & Notícias