Periodicidade: Diária

9/27/2022

  • comercioenoticias

MUSEU MUNICIPAL SEBASTIÃO MATEUS ARENQUE REABRIU NA AZAMBUJA


O Município de Azambuja procedeu à reabertura do Museu Municipal Sebastião Mateus Arenque, localizado no Páteo do Valverde, numa cerimónia que contou com a presença do Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva.

O evento teve lugar no dia 17 de setembro e, para o ato de descerramento da placa comemorativa, o Presidente da Câmara – Silvino Lúcio, convidou o ministro e os dois filhos do “Mestre Sebastião”.

Nas palavras do Presidente da Autarquia, esta reabertura é o culminar de um trabalho de grande rigor e dedicação, acompanhado por um investimento financeiro superior a 200 mil euros, que agora permite devolver ao público o acesso a este vasto conjunto de memórias e objetos que são património coletivo. Neste sentido, o Presidente Silvino Lúcio expressou o desejo de que o museu seja muito visitado por forasteiros, mas, sobretudo, que ele seja frequentado regularmente pela população do nosso concelho, onde os mais velhos se reencontrem com o seu passado e as novas gerações conheçam a história da sua terra e da sua herança social, económica e cultural.

Na sua intervenção, o Ministro da Cultura felicitou o município pela aposta na cultura, bem como todas as pessoas que contribuíram para a criação e revitalização do museu, destacando a importância destes espaços de memórias locais como fator de identidade, participação e coesão das comunidades neles retratadas. A terminar, o Ministro Adão e Silva defendeu a grande abrangência do conceito cultura, a enorme diversidade de artes e formas de expressão, e o valor maior da Liberdade que deve ser respeitado por todos.


PUB.


De referir, ainda, que a cerimónia de reabertura contou com cerca de uma centena de pessoas, entre as quais altos representantes da Comissão Histórico-cultural da Força Aérea Portuguesa e vários arqueólogos ligados ao projeto “Vila Nova de S. Pedro 3000”, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e da Associação dos Arqueólogos Portugueses. Durante a visita guiada inaugural, nota, ainda, para dois momentos de animação muito simbólicos nesta ocasião. Primeiro, o fado “Borda d’água dos meus olhos” interpretado por Sónia Gomes, neta de Sebastião Arenque, o autor da respetiva letra; e quase a fechar a visita, o poema “Fandango”, também criado por “Mestre Sebastião”, declamado com grande emoção pelo seu filho, Lourenço Mota.

Recorde-se que o museu, que tem como patrono o etnógrafo autodidata Sebastião Mateus Arenque, foi alvo de uma profunda obra de remodelação e modernização. Inicialmente, foi efetuado um trabalho essencial para conservação das madeiras de toda a cobertura do edifício. De seguida, foi feita uma grande intervenção ao nível do conceito museográfico do espaço e do espólio, renovando a forma de apresentação dos documentos e objetos, com forte recurso à ilustração e, também, às tecnologias audiovisuais proporcionando uma maior interatividade com o visitante.

O antigo secador de arroz ali existente continuará a ser um dos ex-libris do Museu Municipal de Azambuja. De acordo com vários especialistas, trata-se de uma peça singular de uma tipologia única em Portugal, em excelente estado de conservação e, nesta nova vida do museu, será possível simular o processo de secagem do arroz com o apoio de meios interativos e até de uma máquina de fumo.

O Museu Municipal Sebastião Mateus Arenque mantém a designação da sua exposição permanente “Quotidianos: recordar, conhecer, aprender” e já pode ser visitado de terça a domingo, entre as 10h00 e as 13h00 e das 14h00 às 18h00, até ao final deste mês de setembro. A partir de outubro e até maio, o museu estará aberto entre as 09h30 e as 13h00 e das 14h00 às 17h30. Neste horário de inverno, o museu encerra no último fim de semana de cada mês.


PUB.


20 visualizações0 comentário

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/8

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/10

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/5

press to zoom
Lino Martins - site
Lino Martins - site

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/9

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/7

onde comer

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/11
telefonesuteis.jpg
bannered.png
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg