- comercioenoticias
MUSEU MUNICIPAL DO CADAVAL PROMOVEU EXPOSIÇÃO SOBRE PINTURA ANTIGA DO CONCELHO

O Museu Municipal do Cadaval assinalou, no passado dia 18, a comemoração do Dia Internacional dos Museus, através da reposição da exposição “Pintura antiga do concelho do Cadaval”, a qual esteve patente, no espaço exterior às suas instalações, durante todo o dia da efeméride.
Nesse intuito, foi apresentada, naquela data (entre as 09h30 e 20h30), a exposição “Pintura antiga do concelho do Cadaval”, baseada em pinturas existentes em diversas igrejas concelhias e que remontam ao período entre o final do séc. XV e séc. XVIII.
A mostra foi pela primeira vez exposta, por parte do Museu Municipal, no ano de 2003, por ocasião da mesma efeméride.
Passando por imagens de retábulos e quadros, esta exposição dá a conhecer e a relembrar o património artístico do concelho do Cadaval, designadamente de cariz religioso.
PUB.
Tendo por base o trabalho de inventário artístico realizado pela autarquia do Cadaval, pretendeu-se, com a presente exposição, «revelar e reabilitar todo um património esquecido, não descurando a produção de artistas sem formação erudita, ditos pintores “ingénuos” ou populares. A par do estudo da arte dos grandes centros, há que dirigir a atenção para as “situações artísticas de periferia”, como é o caso do legado subsistente do concelho do Cadaval», escrevia o Museu Municipal em folheto alusivo, produzido em 2003.
«Só assim, trabalhando no sentido da preservação da memória coletiva, se poderá contribuir para o conhecimento global da cultura artística portuguesa e intervir na salvaguarda do património artístico nacional», acrescentava o museu.
PUB.