• comercioenoticias

MURALHAS DE PENICHE VÃO SER REABILITADAS


No passado dia 10 de setembro, foi assinado o auto de consignação da obra da reabilitação das Muralhas de Peniche.

Este processo teve início com o levantamento das anomalias existentes nas Muralhas de Peniche, um importante elemento do património local. A Frente Abaluartada da Praça de Peniche, classificada como Monumento Nacional desde 1938 - que une o Forte das Cabanas até à Praia do Quebrado através de muralhas, baluartes e meios baluartes - carecia há muito de uma intervenção de fundo para colmatar o estado de degradação em que se encontra há muitos anos.

De acordo com o diagnóstico efetuado, a intervenção inclui o reforço estrutural e a reconstrução da muralha principal e de todas as estruturas inerentes existentes; reforço estrutural e reconstrução dos caminhos de ronda (adarves) existentes, em materiais idênticos aos originais; tratamento das patologias identificadas, tais como necessidade de preenchimento das juntas de alvenaria ou cantaria de pedra, com necessidade de reposição de alvenaria ou cantarias e degradação das guaritas.

A intervenção em causa difere das atividades correntes de construção civil, uma vez que é considerada como sendo de conservação e restauro deste importante património arquitetónico de grande valor histórico para a cidade de Peniche. Por outro lado, atendendo ao facto de a muralha ter uma zona de contacto com a água, esta intervenção implicará necessariamente diferentes meios de acesso, nomeadamente andaimes suspensos e apoiados nos taludes em terra.


PUB.


Esta obra de extrema importância para a salvaguarda do património de Peniche irá permitir também a intervenção há muito aguardada em diversos espaços da envolvente das muralhas, tais como: reabilitação do Jardim Municipal e seu Parque Infantil, construção de um novo skate park no Parque do Baluarte; reabilitação do Baluarte de São Vicente; reordenamento dos Campos de Ténis do Parque do Baluarte, incluindo a construção de novas instalações para o Clube de Ténis.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Peniche Henrique Bertino "A importância desta obra vai para a além da própria obra, uma vez que irá permitir requalificar toda esta zona de Peniche. Embora o auto de consignação tenha sido assinado no passado dia 10 de setembro, fiz questão de não proceder à instalação do estaleiro em período eleitoral. Contudo, começamos obras no primeiro dia do mandato".

O investimento total está orçado em 1 177 823,24 euros, beneficiando de um cofinanciamento de 85% do Centro 2020 e o prazo de execução previsto ronda os 600 dias.


PUB.


51 visualizações0 comentário

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/7

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/8