Periodicidade: Diária

12/3/2022

  • comercioenoticias

MUNICÍPIO APRESENTA LIVRO "URBANIDADE - SANTARÉM | 150 ANOS DA ELEVAÇÃO A CIDADE"


"Urbanidade - Santarém | 150 Anos da Elevação a cidade" é uma obra do Município de Santarém (MS), da autoria de Luís Mata e de Carlos Amado, Técnicos da Câmara Municipal de Santarém (CMS), lançado esta segunda-feira, pelas 18 horas, no Convento de São Francisco.

A apresentação do Livro foi conduzida por Maria Emília Vaz Pacheco, Historiadora, numa cerimónia que contou com a presença de Ricardo Gonçalves, Presidente da CMS, Inês Barroso, Vice-presidente da CMS, e Nuno Domingos, Vereador com o Pelouro da Cultura da CMS. Luís Mata e Carlos Amado, autores do livro, falaram da essência da edição e das múltiplas leituras que as cerca de 400 páginas permitem fazer, no retrato da evolução da Cidade entre 1868 e 2018.

Ricardo Gonçalves e Inês Barroso felicitaram e agradeceram o trabalho aos autores, tanto na edição do livro, como nas exposições/iniciativas realizadas desde 2018.

Luís Mata afirmou que as 400 páginas do livro, resultam da digitalização de mais de 2 mil fotografias, algumas delas inéditas, que servem para retratar 50 temas, ao longo de “um século e meio da vida da cidade de Santarém”. Para a sua edição, foi necessário realizar uma pesquisa exaustiva e desenvolver temas inexplorados”, mesmo não se tratando de uma obra académica.


PUB.


O autor lembrou que o livro tem textos e fotos que permitem vários níveis de leitura, onde as legendas das fotos surgem como complemento informativo. Apesar do documento estar organizado por períodos, onde se retrata a “contemporaneidade histórica de Santarém, não é um livro da História Contemporânea de Santarém”, nem é uma cronologia ilustrada.

Carlos Amado falou do trabalho árduo na digitalização do espólio fotográfico, em alguns casos com recurso a dispositivos construídos pelos autores. Uma das técnicas desenvolvidas para digitalizar imagens em negativo gravadas em vidro, resultou da criação de uma câmara artesanal, com recurso a uma mesa de luz, uma caixa de cartão com abertura superior para a captação de imagens via telemóvel.

Carlos Amado aproveitou para falar da própria evolução das imagens, desde 1868, onde as pinturas deram lugar às fotografias. Para além do espólio fotográfico profissional, Carlos Amado lembrou a importância do acesso da sociedade às câmaras fotográficas, que permitiu que algumas fotos privadas figurem neste Livro. O autor, lembrou o célebre slogan da Kodak: “Você pressiona um botão, nós fazemos o resto”, numa alusão às máquinas construídas em 1888, que permitiam aos utilizadores captarem 100 fotogramas, que depois eram revelados nos estúdios de fotografia.

O livro "Urbanidade - Santarém | 150 Anos da Elevação a cidade" pode ser adquirido na Biblioteca Municipal Braamcamp Freire.


PUB.




23 visualizações0 comentário

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/5

press to zoom
Lino Martins - site
Lino Martins - site

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/8

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/7

onde comer

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/9
telefonesuteis.jpg

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/9

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/9
bannered.png
314012987_493269782858541_8091892627052110800_n.jpg
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg