top of page

Periodicidade: Diária

3/29/2024

  • comercioenoticias

“MULHERES DO CADAVAL” VÃO SER EVOCADAS NA COMEMORAÇÃO DO DIA DA MULHER


A Biblioteca Municipal do Cadaval promove, no próximo domingo, 8 de março, pelas 15h00, uma tarde comemorativa do Dia Internacional da Mulher. Para além da leitura de poemas e da conversa comunitária “As mulheres do séc. XXI”, a iniciativa incluirá a abertura da mostra “Mulheres do Cadaval – Exposição Biográfica”. Valentina de Abreu é umas das figuras locais homenageadas.

A exposição aparece na sequência da Coleção “Cadaval – História e Memória”, segundo adianta Tânia Camilo, técnica da Biblioteca Municipal do Cadaval. «Surgiu a vontade de fazer sobressair algumas das mulheres biografadas nos livros que compõem a coleção», explica. «A exposição será um mote para o crescimento deste conhecimento, através da colaboração da comunidade na recolha de elementos biográficos de mais mulheres que, por diversos motivos, se destacaram no Concelho, ou, sendo de cá oriundas, tiveram um destaque na cena nacional», acrescenta a responsável.

«Foram, nesta primeira exposição, destacadas quatro mulheres já biografadas nos livros da coleção Cadaval – História e Memória, às quais se juntaram mais duas, uma falecida em 2019, e outra sugerida pela União de Freguesias de Lamas e Cercal», esta última decorrente de apelo lançado às juntas de freguesia.

Uma das quatro mulheres visadas na mostra dá por nome de Valentina de Abreu, mulher particularmente acarinhada pelos cadavalenses, pelo papel relevante que desempenhou naquele concelho.

«Trata-se de uma exposição biográfica, dando rostos aos nomes e aos seus feitos. É uma exposição em crescimento, como tudo o que à História se remete. Contamos que, com o passar do tempo, outras mulheres sejam acrescentadas a este rol», declara Tânia Camilo.

A mostra ficará, depois, patente ao público até dia 21 de março, no horário de funcionamento da Biblioteca – segunda a sexta, das 09h30 às 18h30, e ao sábado, das 10h30 às 17h00.

As mulheres do séc. XXI serão tema de conversa

A comemoração cadavalense do Dia Internacional da Mulher contará, ainda, pelas 15h30 do referido dia 8 de março, com um momento de leitura de poemas sobre mulheres, seguido da conversa comunitária “As mulheres do séc. XXI”, com Elsa Ligeiro (Alma Azul, editora e produtora de eventos culturais). Trata-se de uma conversa informal e aberta a todos os participantes, a qual versará acerca do papel das mulheres na atualidade.

A mesma será antecedida da leitura de poemas dedicados à mulher, da autoria do seguinte leque de escritores: Florbela Espanca, Ana Luísa Amaral, José Craveirinha, Maria Teresa Horta, Vinícius de Moraes, Sophia de Mello Breyner Andresen, Noémia de Sousa, Carlos Drummond de Andrade e Natália Correia, entre outros.

A leitura será intercalada com uma pequena introdução a cada uma das poesias, a partir do livro “As Mulheres Visíveis – Antologia de Poemas sobre Mulheres” (António Jacinto Pascoal).

70 visualizações0 comentário

onde comer

telefonesuteis.jpg
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg
bannered.png
Banner Riomagic.jpg
bottom of page