Periodicidade: Diária

10/2/2022

  • comercioenoticias

MONUMENTOS DE SANTARÉM PASSAM A ESTAR ABERTOS TODOS OS DIAS


“Hoje é um dia histórico para Santarém”, foi assim que Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém iniciou a sua intervenção.

O Município de Santarém, o Instituto Superior de Gestão e Administração de Santarém (ISLA), a Santa Casa da Misericórdia de Santarém e a Diocese de Santarém assinaram um protocolo de colaboração esta sexta-feira, 15 de julho, pelas 18 horas na Igreja de Santa Maria da Graça.

Ricardo Gonçalves, Presidente da CMS, João Teixeira Leite, Vice-presidente da CMS, Herminio Martinho, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Santarém (SCMS), Aníbal Vieira, Vigário-Geral da Diocese de Santarém, e Domingos Martinho, Diretor do ISLA Santarém, rubricaram o acordo que vai permitir a abertura diária ao público de diversos monumentos na Cidade, para além de definir critérios uniformes de receção aos visitantes. Uma cerimónia que contou ainda, entre outros, com a presença de Nuno Russo e Diogo Gomes, Vereadores da CMS, e de Diamantino Duarte, Presidente da União de Freguesias da Cidade de Santarém.

Hermínio Martinho, Domingos Martinho e o Padre Aníbal Vieira sublinharam a importância deste protocolo, chegando o Provedor da Misericórdia de Santarém a destacar que “este é um dos dias mais importantes para Santarém das últimas décadas, estamos a resolver um dos principais anseios da população, esta medida terá um elevado impacto no desenvolvimento económico, felicito o Presidente e o vice presidente pela iniciativa , foram audazes e pioneiros, este dia, convosco, ficará na histórica de Santarém, pelas melhores razões”.

Ricardo Gonçalves destacou a evolução positiva dos dados sobre o Turismo, realçando a importância desta medida para “a evolução positiva dos últimos indicadores divulgados pelo Turismo de Portugal dizem-nos que estamos no caminho certo, este passo irá incrementar valor na nossa económica trazendo até nós mais pessoas ao nosso lindíssimo Centro Histórico”.

João Teixeira Leite destacou as medidas que a Autarquia tem desenvolvido nos últimos meses “hoje é um dia feliz para Santarém, pela sua relevância no contexto da visitação turística do nosso território, este protocolo enaltece o Património Histórico, Cultural e Religioso de Santarém, o volume de oferta patrimonial existente em Santarém, exigi criar esta rede de uso que integra um modelo de total acessibilidade à visitação turística, garantindo um horário diário de abertura concertado e um sistema de acompanhamento à visitação”.

A cerimónia terminou com a recriação histórica alusiva à época dos Descobrimentos Portugueses da “Carta do Achamento do Brasil de Pero Vaz de Caminha” interpretada pelo Projeto “NAU”, da Associação Armas da História.


PUB.


Os monumentos abrangidos, sem prejuízo de outros existentes no concelho de Santarém que no futuro venham a ser incluídos, são: a Igreja de Santa Maria da Alcáçova; a Igreja de São Nicolau; a Igreja de Nossa Senhora de Marvila; a Igreja Nossa Senhora da Piedade; a Igreja de Santa Maria da Graça; a Igreja da Misericórdia; a Igreja de Nossa Senhora de Jesus do Sítio/Capela Dourada; a Igreja do Santíssimo Milagre; p Convento de São Francisco; a Igreja de Santa Clara; a Torre das Cabaças e a Igreja de São João do Alporão.

Estes monumentos passam a estar abertos ao público em horário de inverno entre as 9 e as 18 horas e, em horário de verão entre as 10 e as 19 horas, com interrupção no período de almoço entre as 12h30 e as 13h30 ou entre as 13h30 e as 14h30, por forma a garantir que existirão sempre monumentos abertos ao público durante o período referido. Os monumentos passam a fechar às segundas-feiras ou terças-feiras, garantindo-se que nestes períodos de encerramento estarão sempre em funcionamento metade da totalidade dos monumentos constantes do presente protocolo de colaboração.


PUB.



85 visualizações0 comentário

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/8

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/10

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/5

press to zoom
Lino Martins - site
Lino Martins - site

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/9

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/7

onde comer

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/11
telefonesuteis.jpg
bannered.png
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg