Periodicidade: Diária

10/4/2022

  • comercioenoticias

MILHARES DE PESSOAS ASSISTIRAM AO FESTIVAL IN.ESTÁTUA NO CENTRO HISTÓRICO DE SANTARÉM


Entre 5 e 7 de agosto, o III Festival de Estátuas Humanas de Santarém - In.Estátua foi responsável por atrair milhares de visitantes ao centro histórico da cidade. Após a última edição, realizada em 2019, no âmbito do festival de artes e cultura Verão In.Santarém, o evento de este ano foi animado por 20 estátuas humanas que provocaram facilmente sorrisos entre um público rendido às personagens propostas pela Quideia, a empresa de animação responsável pela produção do festival.

O In.Estátua teve este ano como tema ‘Cultura, História e Mitologia’ e contou quatro convidados e 16 estátuas a concurso, tendo sido atribuídos três prémios, entregues na presença do vereador com o Pelouro da Cultura do Município de Santarém, Nuno Domingos.

A personagem de Benny-Venti, um duende atrevido, foi a figura eleita pelo público que visitou o festival e deixou o voto nas urnas espalhadas pelo recinto, enquanto na votação que decorreu paralelamente online, foi escolhida a figura de Minerva, que teve assim direito a um prémio simbólico entregue pela Quideia.

Por último, tal como em anteriores edições, umas das figuras premiadas, foi escolhida por um júri, este ano constituído por Eliseu Raimundo, presidente do Círculo Cultural Scalabitano, Margarida Gabriel, docente com muitos anos de ligação ao mundo do teatro e outras artes; e Isabel Leão da ERA Santarém, um dos patrocinadores do evento, tal como a empresa Caetano-Auto, também de Santarém.


PUB.


Para além dos concorrentes, estiveram presentes quatro convidados, entre eles, António Santos, um português pioneiro a nível mundial da arte de estátua viva. Também conhecido como Staticman, António é um dos mais antigos artistas na arte da estátua viva e um dos maiores nomes mundiais. Tem, pelo menos, seis recordes em seu nome e esteve nove anos seguidos no Guiness Book of Records até os seus feitos terem sido superados. Ao In.Estátua trouxe duas personagens, uma delas a ‘Figura quase impossível’, uma estátua viva de levitação que surpreendeu o público pela impossibilidade daquilo que testemunharam diante dos seus olhos. Outra, foi a figura do Saltimbanco, a sua mais recente criação, que homenageia as várias artes de rua em forma de estátua.

Também convidados, a dupla portuguesa Anymamundy apresentou uma encenação a que chamou 'A Última Profecia', onde foi recriada uma macabra cena que incluía uma ensanguentada cabeça decapitada. Outra convidada, foi a argentina Micaela Forestier Schenkelm, que contribui com a sua boa disposição para a internacionalização do In.Estátua, com a divertida Mapamundica, uma personagem empenhada em explorar o mundo.

Entre as restantes personagens que encantaram os milhares de visitantes, de destacar a presença de vários participantes saídos das residências artísticas ‘Valoriz´Arte’, que decorreram ao longo de 2021 em 10 municípios da Lezíria do Tejo: Alpiarça, Almeirim, Azambuja, Benavente, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Rio Maior, Salvaterra de Magos e Santarém. Durante o desenrolar de este projeto os participantes mergulharam no mundo das estátuas vivas, aprendendo várias técnicas de construção de figurinos, caracterização, imobilidade, apresentação e construção de personagens, que foram depois apresentadas pela primeira vez diante do público em pequenos eventos que decorreram em cada município envolvido. Em cada residência foi construída uma figura que foi idealizada de raiz, tendo a escolha das personagens e os temas sido sugeridos pelos municípios que acolheram o projeto. Alguns exemplos disso, foram a recriação do busto de Anselmo Freire Braamcamp, elaborado em Santarém; o retrato a sépia da ‘Cachopa’, criado em Almeirim e a representação da Tríade da Mitologia Romana (Minerva, Mercúrio e Baco), nascidos em Coruche, Rio Maior e Cartaxo.

O In.Estátua, o Festival de Estátuas Humanas Santarém conta com duas edições anteriores, ‘4 mundos’, em 2018, e ‘1 Passeio, muitas histórias’, em 2019, a última edição antes de uma inesperada pandemia que assolou o planeta e praticamente cancelou os eventos culturais a nível mundial.


PUB.


169 visualizações0 comentário

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/8

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/10

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/5

press to zoom
Lino Martins - site
Lino Martins - site

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/8

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/7

onde comer

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/11
telefonesuteis.jpg
bannered.png
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg