Periodicidade: Diária

12/3/2022

  • comercioenoticias

MARÇO É O MÊS DA ENGUIA EM SALVATERRA DE MAGOS

Atualizado: 11 de abr.


A apresentação da 26.ª edição do Mês da Enguia, que se realiza de 1 de março a 3 de abril, no concelho de Salvaterra de Magos, teve lugar esta quinta-feira, 17 de fevereiro, no Mercado de Cultura de Marinhais.

Quinze restaurantes do concelho de Salvaterra de Magos voltam a mostrar a sua mestria na confeção da enguia nas suas diferentes formas, dos pratos mais tradicionais aos mais inovadores.

O certame conta também com um conjunto de quatro exposições, espetáculos musicais e iniciativas das associações, assim como com a participação de uma dezena de unidades de alojamento, quatro produtores de vinhos e de licores e dois operadores de passeios turísticos no rio Tejo.

A mesa da cerimónia oficial de apresentação contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, Hélder Manuel Esménio, do Vice-Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, Pedro Dias e da Chef Noélia Costa, em representação da Escola Profissional de Salvaterra de Magos.

O Presidente da Câmara Municipal começou por “saudar e sublinhar a coragem e a resiliência de todos estes nossos empresários que tudo têm feito para fazer sobreviver os seus negócios que são para nós fundamentais na divulgação e promoção do concelho e na captação de visitantes ao nosso território”.

“São os verdadeiros embaixadores deste certame gastronómico e os primeiros responsáveis pelo sucesso do mesmo e por já estarmos na 26ª edição”, acrescentou.

Hélder Manuel Esménio reforçou que “ao Município de Salvaterra de Magos cabe-nos promover e divulgar o território, as suas gentes, tradições, costumes e património. Cabe-nos criar “produto” turístico como temos feito com a Falcoaria, com o Escaroupim, o seu Museu e Casa Tradicional, o Rio Tejo e os miradouros naturais sobre o mesmo e mais recentemente com a classificação dos “Bordados da Glória do Ribatejo” como Património Cultural Imaterial Nacional”.

O Presidente da Câmara Municipal salientou ainda que “este esforço de estudo, valorização e preservação é importante, mas de pouco serviria a economia local se estes vários empresários não acreditassem e não assumissem o trabalho de os promover e de, em torno deles, criar uma oferta turística apelativa que traga gente e oportunidades de negócio”.

“O Mês da Enguia é um evento que congrega muita gente e muito trabalho, é um projeto que une o concelho e que dá uma merecida visibilidade a este território aprazível e com um património histórico-cultural e natural de excelência, que nos orgulha e torna únicos”, concluiu.

Pedro Dias, vice-presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, salientou que “este elemento gastronómico é algo diferenciador” e destacou temas como a Falcoaria - Património Imaterial da Unesco -, a Rota da Cultura Avieira, os Caminhos de Santiago, o Turismo Sustentável e o Turismo Literário.

A Chef Noélia Costa, da Escola Profissional de Salvaterra de Magos, felicitou a Câmara Municipal pela realização da iniciativa e salientou que “enquanto formadora e Chef de Cozinha, tentamos sempre transmitir aos nossos alunos tudo o que a região tem de bom e temos muito respeito pelos produtos”.

A vertente cultural assume particular destaque com a realização de espetáculos aos fins de semana em diferentes espaços municipais, todos agendados para as 15h30.

5 de março – Stand-up comedy com João Seabra, na Casa do Povo de Muge;

12 de março – Espetáculo com The Pilinha, no Espaço Jackson, Glória do Ribatejo;

20 de março – Espetáculo com Laura Macedo, Ricardo Neiva, Marcelo Silva e Samuel Palhas, no Mercado de Cultura de Marinhais;

26 de março – Espetáculo Pedro e Bernardo Viana convidam Luís Trigacheiro, no Celeiro da Vala em Salvaterra de Magos

A Câmara Municipal vai ainda apresentar, no dia 3 de abril, pelas 15h30, o livro “Os Bordados da Glória do Ribatejo” no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, no Espaço Jackson, Glória do Ribatejo.


PUB.


O movimento associativo volta a juntar-se ao Mês da Enguia enriquecendo a programação com diferentes iniciativas, entre elas no dia 5 de março a final do Golden Voice Kids, organizado pela Academia de Artes O Batuque, no Espaço Jackson, na Glória do Ribatejo, já no dia 6 de março, o Pavilhão Desportivo Municipal de Salvaterra de Magos recebe o evento Haquidança, numa organização da Academia de Dança Vanessa Silva, no dia 12 de março realiza-se o aniversário do grupo motard Soulfly, na Várzea Fresca e o Campeonato Nacional de Shorinji Kempo no Pavilhão Desportivo Municipal de Salvaterra de Magos, pela Associação de Shorinji Kempo do concelho. A 13 de março a Associação de Cicloturismo do Granho organiza o passeio de bicicletas antigas no Granho. A 19 de março decorre no Pavilhão Desportivo Municipal de Salvaterra de Magos o Festidance, organizado pela Associação Dream Dancing. No dia 20 de março, a Comissão de Festas em Honra de São Miguel Arcanjo leva a cabo o Festival das Sopas e do Pão Caseiro, no Pavilhão das Festas de Marinhais.

A Barragem de Magos recebe no dia 26 de março uma Prova de BTT, organizada pela Escola de BTT de Marinhais, enquanto no dia 27 de março terá lugar a 20ª edição dos “12km de Salvaterra e 2ª mini – Prova Professor António Lopes” e 14ª Caminhada “Mexa-se como nós”, com partida do Largo dos Combatentes em Salvaterra de Magos, organização dos Amigos da Corrida de Salvaterra.

A Câmara Municipal, com a ajuda das Juntas de Freguesia, reforça a componente cultural com as exposições:

- “Profissões d’Antigamente…O Carvoeiro”, no Mercado de Cultura de Marinhais;

- “Retrospetiva Fotográfica “Glória do Ribatejo – Passado e Presente”, no Espaço Jackson, Glória do Ribatejo;

- “Salvaterra de Magos em meados do século XX”, Exposição fotográfica de Alexandre Varanda e Cunha, na Galeria de Exposições da Falcoaria Real de Salvaterra de Magos;

- Exposição de ilustração do livro infantil “Avieiros, uma vida entre o mar e o rio”, na Biblioteca Municipal de Salvaterra de Magos.

Toda a programação e informação relativa a esta edição do Mês da Enguia pode ser obtida no site do evento em www.mesdaenguia.pt


PUB.



102 visualizações0 comentário

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/5

press to zoom
Lino Martins - site
Lino Martins - site

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/8

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/7

onde comer

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/9
telefonesuteis.jpg

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/9

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/9
bannered.png
314012987_493269782858541_8091892627052110800_n.jpg
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg