top of page

Periodicidade: Diária

2/25/2024

  • comercioenoticias

LIVRO “UTÓPICA VELEIDADE DE VÉNUS” LANÇADO NA CASA DE TOMAR, EM LISBOA


No passado dia 25 de fevereiro foi lançado o livro “Utópica Veleidade de Vénus”, da autoria do poeta Pinho Neno. A sessão decorreu num espaço admirável da Casa do Concelho de Tomar, cuja Direcção está apostada no desenvolvimento e afirmação da atividade cultural.

Nestes últimos anos esta associação tomarense tem vindo a dar apoio à apresentação das obras de Pinho Neno, tendo-se verificado em cada sessão o aumento do número de presenças, o que resulta do sucesso que está a gerar entre o público amante da boa leitura.

Carlos Galinha, Presidente desta Casa, recebeu os convidados sempre com um sorriso e com palavras amáveis, como aliás, é seu apanágio. Abriu e encerrou o evento referindo o contributo do autor para o interesse pela arte da poesia, estimulando o gosto entre os mais jovens.

Ana Prosérpio, técnica superior e Secretária da Sociedade Histórica da Independência de Portugal, foi a apresentadora da obra, tendo salientado que o autor nos tem vindo a facultar a leitura de excelentes livros de poesia sobre a sua Pátria e, agora, também sobre o Amor, tendo em conta suas paixões antigas, algumas escondidas.

Neste contexto, é natural que Vénus não poderia faltar. Assim, Sónia Pereira, fantasiada a rigor da olímpica Deusa do Amor, apareceu vinda do palco, apresentando-se como "amantíssima" de Baco de que fantasiou o autor que "coroou" a preceito com a respectiva coroa de louros. Então, durante alguns minutos falou-nos da sua relação com ele bem como como os outros deuses que povoam o Olimpo. Terminou, lendo uma das cartas de amor que havia escrito ao seu amantíssimo Baco, as quais se encontram no final do livro.



O público gostou imenso desta performance teatral, soltando estridentes gargalhadas que suscitaram natural entusiasmo entre os presentes.

Terminámos com a habitual sessão de autógrafos e uma prova do magnifico néctar vinícola da Herdade de Canal Caveira, com a sempre agradável presença da enóloga Vanda Paz, que conversou com várias pessoas sobre vinhos e em particular, sobre o vinho que apresentava.

No próximo dia 29 de abril, o autor vai estar também no auditório da Comur, na Murtosa, para apresentação do livro aos murtosenses que vão estar presentes.

Esperamos ter um novo banho de gente.

Nota: Na fotografia, coroação do autor pela deusa Vénus.

António Vieira da Silva


58 visualizações0 comentário

onde comer

telefonesuteis.jpg
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg
bannered.png
Banner Riomagic.jpg
bottom of page