- comercioenoticias
LABMÓVEL ESTÁ DE REGRESSO AO CARTAXO

Está de regresso ao Município do Cartaxo, no âmbito do plano de combate ao insucesso escolar da Lezíria do Tejo, o LabMóvel - Laboratório Móvel de Inovação e Aprendizagens pela Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática.
O LabMóvel irá circular pelo Município do Cartaxo nos dois Agrupamentos de Escolas, começando a sua volta pelo Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita, de 26 de fevereiro a 11 de março, e passando depois pelo Agrupamento de Escolas D. Sancho I de Pontével, de 27 a 29 de abril.
Nesta primeira etapa, o LabMóvel esteve presente na EB 2,3 Marcelino Mesquita, de 26 a 28 de fevereiro, e está agora nas instalações dos Bombeiros Municipais do Cartaxo, aberto aos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita.
Nos dias 6 e 7 de março, o LabMóvel estará de portas abertas ao público no Cartaxo Youth Summit.
A 8 de março, o LabMóvel regressa para a EB 2,3 Marcelino Mesquita e, no dia 11 de março, segue para Vila Chã de Ourique, junto às instalações do Estrela Futebol Clube Ouriquense, para muitas atividades com as crianças da EB1 e do Jardim de Infância de Vila Chã de Ourique.
O LabMóvel
O Laboratório Móvel de Inovação e Aprendizagens pela Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática é uma das medidas do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Lezíria do Tejo (PIICIE LT), no Eixo da Educação pela Inovação.
Trata-se de um autocarro transformado, que tem como público alvo crianças e jovens do pré-escolar até ao ensino secundário, assim como os seus familiares, que disponibiliza um conjunto de tecnologia importante para a educação, na sua vertente lúdica e pedagógica.
Neste laboratório de aprendizagem, os alunos encontram diversas áreas de trabalho, como a área das ciências, da robótica ou da fabricação digital, com impressoras 3D, drones, mecânica, realidade aumentada, entre outras, que vão atrair facilmente a atenção das crianças e dos jovens.
Através da experimentação, pretende-se estimular a inovação e a criatividade, incentivando a aprendizagem e o desenvolvimento de capacidades como pensamento crítico, criatividade, colaboração, resolução de problemas, comunicação, responsabilidade, autoconfiança, literacia digital e empreendedorismo.
As atividades e experiências inovadoras aqui desenvolvidas são planificadas e dinamizadas pela Equipa Multidisciplinar de Intervenção Comunitária do Município do Cartaxo (EMIC), em conjunto com a equipa do LabMóvel, constituída por professores do Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita.
Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Lezíria do Tejo
O PIICIE LT visa a promoção do sucesso escolar através da implementação de ações integradas num modelo de Educação Positiva e Educação pela Inovação, com o objetivo de potenciar a melhoria dos resultados escolares e das práticas pedagógicas, de contribuir para a igualdade de oportunidades, e de construir uma escola de qualidade, autónoma, criativa e inovadora.
Este plano é promovido pela Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) e cofinanciado pelo Fundo Social Europeu - Portugal 2020/Alentejo 2020.
O Município do Cartaxo tem vindo a abraçar o projeto desde o seu início, unindo forças aos restantes municípios da CIMLT que integram este plano e que, em conjunto, combatem o insucesso escolar.