top of page

Periodicidade: Diária

2/7/2023

  • comercioenoticias

JUNTAS DE FREGUESIA DO CONCELHO DE SANTARÉM PASSAM A TER BALCÃO SNS24


A sessão do Roteiro INCoDe.2030 – Capacitação Digital dedicada ao tema “Saúde”, decorreu a 13 de dezembro, na Escola Superior de Saúde, em Santarém.

Este evento deu a conhecer os projetos emblemáticos de âmbito nacional e local com vista à promoção da capacitação digital em Portugal e que contam com o apoio do INCoDe.2030. Vivemos num mundo cada vez mais dependente das tecnologias digitais e como tal, as competências digitais são essenciais para o exercício pleno da cidadania, não só como facilitador da empregabilidade, mas também para o desenvolvimento de um pensamento crítico e multifacetado e para promover a inclusão e a autonomia.

Nesta iniciativa, Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS) começou por dar os parabéns à organização por capacitar em termos digitais a nossa população e referiu que “os países que promovem as capacitações digitais são diferenciadores e é necessário investir para nos tornarmos um País com mais futuro”.

João Teixeira Leite, Vice-Presidente da CMS, foi ao encontro desta ideia, destacando que “existem metas claras, muito bem definidas, para as quais o InCoDe tem desenvolvido um trabalho muito assertivo para que Portugal possa superar outros países da União Europeia. Iniciativas como esta de descentralizar e ao encontro do nosso território, permitem partilhar conhecimentos, experiências e desta forma, estamos a capacitar as empresas e entidades aqui presentes, mas também os jovens que estão aqui”.



Segundo Margarida Tavares, Secretária de Estado da Promoção da Saúde, “o Ministério tem um conjunto de processos através dos quais nós podemos capacitar as pessoas para aumentarem um controlo sobre a sua própria saúde. Hoje em dia é consensual a importância estratégica da literacia em saúde como uma ferramenta central para a promoção e proteção da saúde e prevenção da doença”.

Neste sentido, 14 Juntas de Freguesia do Concelho de Santarém e os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde assinaram um protocolo para a abertura de espaços Balcão SNS24, um serviço que permite aceder mais facilmente aos vários serviços digitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS), entre os quais, renovar as receitas de medicação crónica, marcar consultas no SNS, consultar resultados de exames ou fazer uma teleconsulta. “Um serviço muito importante para todos nós e que vai permitir estar mais próximo das nossas populações”, segundo Ricardo Gonçalves.

O Roteiro INCoDe.2030 – Capacitação Digital proporcionou ainda dois workshops presenciais: “Desafios & Boas Práticas de Cibersegurança” e “SNS24”. O primeiro dirigido a empresas, organizações e a todos os profissionais que utilizem a internet, teve como objetivo contribuir para uma maior consciencialização e capacitação para os temas da cibersegurança e o segundo dirigido ao cidadão comum e aos profissionais de saúde, teve como objetivo ensinar a usar a App SNS24 e a área pessoal do portal, assim como aceder às principais funcionalidades dos serviços digitais de saúde.





64 visualizações0 comentário

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/7

press to zoom
Lino Martins - site
Lino Martins - site

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/7

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/7

onde comer

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/9
telefonesuteis.jpg

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/9

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/9
314012987_493269782858541_8091892627052110800_n.jpg
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg
bannered.png
bottom of page