Periodicidade: Diária

10/3/2022

  • comercioenoticias

JOVENS DO CONCELHO DO CARTAXO PREPARAM ELEIÇÃO REI E RAINHA DAS VINDIMAS


Os jovens que vão subir ao palco da Gala de Eleição Rei e Rainha das Vindimas do Concelho do Cartaxo passaram juntos um dia dedicado ao convívio, à criação de laços de amizade e ao conhecimento do território e das tradições vitivinícolas.

A Câmara Municipal do Cartaxo, que organiza o evento, convidou os jovens para um dia de convívio que teve como objetivo principal, estreitar relações entre as candidatas e os candidatos, assim como, “valorizar a sua disponibilidade para abraçar o desafio de manter vivas as nossas tradições e a nossa cultura”, explicou o presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, João Ferreira Heitor.

O autarca recebeu os jovens no Museu Rural e do Vinho do Concelho do Cartaxo, no dia 28 de julho, acompanhado por Maria João Oliveira, vereadora responsável pelo pelouro da Cultura, assim como, pelas técnicas do município que vão acompanhar os jovens ao longo de todo o seu percurso.

João Ferreira Heitor destacou que “neste nosso Museu estão documentadas as nossas tradições vitivinícolas, a sua importância económica e social ao longo da história da nossa comunidade, pelo que este é o melhor lugar para dar as boas vindas aos jovens que, com a sua candidatura, vão honrar a nossa identidade mais profunda”.

Do Museu Rural e do Vinho, os jovens seguiram para a Adega do Cartaxo, onde foram recebidos pelo enólogo Pedro Gil. Para além de uma visita à Adega que vê, a cada ano, os seus vinhos reconhecidos e premiados nacional e internacionalmente, puderam também participar numa prova conduzida de vinhos, para conhecer melhor não só os vinhos, mas também o modo correto de os apreciar.

O recentemente inaugurado espaço Só Rio, na aldeia ribeirinha de Valada, recebeu os jovens para um almoço informal, no qual as freguesias apresentaram as suas mais tradicionais iguarias para serem partilhadas por todos. Durante a tarde, as candidatas e os candidatos tiveram oportunidade de participar nas atividades que o espaço Só Rio proporciona, com destaque para a escalada. Com as suas primeiras sessões de fotografia, bem divertidas, deram os primeiros passos no percurso que os vai preparar para desfilar, com confiança, na passerelle da Gala de Eleição.

A Promartur ofereceu a todos um final de dia que teve o Tejo como protagonista – um passeio que ficará para sempre na memória destes jovens e que foi o encerrar perfeito do primeiro dia que passaram juntos.


PUB.


Avaliação dos candidatos e das candidatas vai decorrer até à Gala de Eleição

Depois do passeio convívio, as candidatas e os candidatos vão ser responsáveis pela apresentação de vídeos sobre as suas freguesias, que serão publicados nos canais digitais da Câmara Municipal do Cartaxo e serão tidos em conta para a avaliação final. Os vídeos serão publicados no dia 5 de setembro.

Para além da visita virtual às suas freguesias, serão ainda avaliados pelo júri em três momentos – a Prova de Expressão e Comunicação, que é uma prova pública a decorrer na Sociedade Filarmónica Incrível Pontevelense, no dia 27 de agosto, às 21h30; a Prova de Conhecimentos, que testará o que sabem sobre o concelho, as tradições vitivinícolas e a história das freguesias e, por último, a Gala de Eleição que vai ter lugar nas Piscinas Municipais do Cartaxo, no dia 17 de setembro, às 21h30.


Vão subir ao palco da Eleição Rei e Rainha das Vindimas do Concelho do Cartaxo 2022 os seguintes candidatos (pela ordem em que se apresentarão nas provas):

Valada - Maria Inês Messias

Vale da Pedra - Patrícia Frazão

Pontével - Francisca Paulos e João Miguel Mateus (este candidato não esteve presente no Passeio Convívio por, à data, não ter ainda sido selecionado)

União de Freguesias do Cartaxo e Vale da Pinta - Maria Beatriz Antunes e Rafael Tristão

União de Freguesias de Ereira e Lapa - Diana Gomes e Vasco Mota

Vila Chã de Ourique - Joana Ramalho e João Miguel Marques


O passeio convívio não tem influência na avaliação dos jovens. Alguns candidatos não puderam estar presentes por razões justificadas.

A Câmara Municipal do Cartaxo agradece o apoio das juntas de freguesia, assim como, a disponibilidade da Adega do Cartaxo, com especial reconhecimento ao enólogo Pedro Gil, do Só Rio e da Promartur pela atenção que dedicaram aos jovens, proporcionando-lhes um dia único nas suas vidas. Bem hajam.


PUB.




53 visualizações0 comentário

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/8

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/10

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/5

press to zoom
Lino Martins - site
Lino Martins - site

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/9

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/7

onde comer

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/11
telefonesuteis.jpg
bannered.png
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg