top of page

Periodicidade: Diária

2/22/2024

  • comercioenoticias

JOVEM APRESENTA PROPOSTA PARA CONSTRUÇÃO DE UMA BIBLIOTECA NO LANDAL


André Gomes, de 32 anos de idade, é natural de Caldas da Rainha, mas cresceu e viveu toda a sua juventude na freguesia do Landal, residindo atualmente em Sófia, capital da Bulgária, contando já com alguns livros editados.

“Como escritor Caldense sempre sonhei que houvesse um espaço onde todos os meus livros favoritos pudessem estar num lugar acessível e mais perto. Quero trazer esse conceito e sonho a pessoas que acreditam que uma biblioteca pudesse trazer benefícios para o desenvolvimento de cultura da freguesia do Landal e também do nosso concelho”, relatou ao Comércio & Notícias André Gomes, que acrescenta: “Sou alguém que tem amor à minha terra, cheia de muita cultura. Daí querer propor a criação de uma Biblioteca na Freguesia do Landal. Um espaço que todos possam usar e se orgulhar. Um espaço onde as crianças da Freguesia do Landal possam vir e ter sessões de leitura, mais perto e fácil acesso”.

André Gomes elaborou já uma proposta, a qual gostaria de ver concretizada, pois entende “que uma biblioteca pode ser um espaço valioso e extremamente importante mesmo em localidades pequenas, por diversos motivos”, os quais passa a seguir a enumerar:

1. O Landal em si, é à beira de uma estrada muito movimentada e traz muita gente. E uma biblioteca dá acesso ao conhecimento: A presença de uma biblioteca ofereceria à nossa comunidade acesso a uma variedade de livros, revistas, jornais e recursos digitais, possibilitando que todos se atualizem com informações relevantes, aprendam novas habilidades e se mantenham informados sobre questões importantes.

2. Estímulo à leitura desde tenra idade: Uma biblioteca pode ser um ambiente que incentive o hábito de leitura entre as crianças, jovens e adultos das aldeias. A leitura é fundamental para o desenvolvimento intelectual e emocional, além de contribuir para o enriquecimento vocabular e melhorar as habilidades de comunicação.

3. Promoção da educação: Uma biblioteca serviria como um espaço educativo adicional, complementando o ensino formal nas escolas. Ela ofereceria materiais didáticos, livros de referência e recursos multimídia, o que poderia ajudar os estudantes em suas pesquisas e estudos. Apoios ao estudo para todas as faixas etárias. Cursos de diferentes matérias para todas idades. Eu por exemplo, gostaria de dar workshops mensais de Escrita Criativa para todas as idades e quem sabe descobrir novos escritores. Sessões de poesia e apresentações de livros.



4. Centro Cultural: Além do aspecto educativo, uma biblioteca também pode ser um centro cultural, promovendo eventos como palestras, exposições, debates e atividades artísticas. Isso fortaleceria a identidade cultural da nossa aldeia, incentivando a participação ativa dos moradores nas atividades locais.

5. Inclusão social: A biblioteca seria um espaço inclusivo, acolhendo pessoas de todas as idades, origens e interesses. Isso ajudaria a reunir a nossa comunidade, fortalecendo os laços sociais e combatendo o isolamento social.

6. Desenvolvimento económico: A presença de uma biblioteca poderia contribuir para o desenvolvimento econômico da aldeia, tornando-a mais atrativa para turistas e potenciais moradores. A valorização da comunidade e o bem-estar geral dos habitantes seriam beneficiados. Adjacente à biblioteca haver um café para que as pessoas possam beber o seu café enquanto leem o seu livro.

7- Criação de postos de trabalho: Pelo menos 2 a 5 pessoas podem ser empregadas na biblioteca.

A finalizar, André Gomes revela estar disposto “a colaborar com quaisquer etapas necessárias para tornar esse projeto uma realidade em benefício de toda a população da Freguesia do Landal”.



346 visualizações0 comentário

onde comer

telefonesuteis.jpg
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg
bannered.png
Banner Riomagic.jpg
bottom of page