• comercioenoticias

JAZZ INVADE CALDAS DA RAINHA


Entre 29 de outubro e 6 de novembro o Centro Cultural e Congressos das Caldas da Rainha torna-se palco de mais uma edição do ‘Caldas nice Jazz’. Vão estar presentes artistas de destaque nacional e internacional, como Nik Bärtsch, Orquestra Jazz de Matosinhos e Tod Gustavsen Trio. Mas não só de concertos vive o festival, pode ainda assistir-se a um workshop de improvisação e criatividade ou a uma conferência que propõe uma viagem histórica e musical.

O encerramento, a dia 6, cabe à vencedora do ‘Sarah Vaughan International Jazz Vocal Competition 2019’, Samara Joy que se faz acompanhar do trio Pasquale Grasso.

Logo no dia 29 sobe ao palco um dos mais proeminentes pianistas do mundo, Nik Bärtsch, numa performance a solo que mistura música clássica e improvisação do jazz através da conjugação entre a harmonia ancestral dos sons japoneses e o minimalismo moderno.

No dia seguinte, Carlos Bica apresenta ‘I am the escaped one’, com Daniel Erdmann e Dj Illvibe, numa atuação que combina jazz lírico e indie.

A Orquestra Jazz de Matosinhos, com Direção Musical de Carlos Azevedo e com participação do saxofonista convidado, Tomás Marques vai estar presente a dia 4 de novembro, com a apresentação da última e quarta fase do ciclo itinerante iniciado em 2018 – ‘Viagem Pelo Jazz Português: Novos Talentos’.


PUB.


Tord Gustavsen, compositor e pianista, regressa a Portugal, a dia 5, numa formação em trio, composta pelo contrabaixo, Ellen Brekken e na bateria Jarle Vespestad. É também o retorno ao formato clássico e instrumental que levou a sua música a um amplo público internacional.

O cartaz inclui ainda a ‘Exposição 7 anos JazzToon’ por Bruno Prates que, desde 2015, tem desenhado os “cabeças de cartaz” do festival e que conta com 45 ilustrações.

A dia 30, o workshop ‘O Círculo da Voz II’ com Manuel Linhares vai dar a conhecer novas formas de trabalhar a voz e criatividade musical, ao dinamizar a criação artística interdisciplinar.

No dia antecedente ao fecho do ‘Caldas nice Jazz’ é possível assistir à conferência ‘Os Grandes Standards do Jazz: Uma Viagem Sonora e Comentada’, pela mão do investigador e autor do programa ‘Jazz 2’, na ‘Antena 2’, João Moreira dos Santos e do cantor, compositor e guitarrista Cláudio Alves. A sessão propõe uma “viagem histórica e musical pelos 25 standards do Jazz mais populares”.

Existem várias modalidades de bilhetes, que variam, por exemplo, entre o passe diário a 15 euros ao livre-trânsito a 65 euros. A opção estudante e sénior custa 10 euros.


PUB.



32 visualizações0 comentário

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/8

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/8

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
<