top of page

Periodicidade: Diária

3/29/2024

  • comercioenoticias

JÁ É CONHECIDO O PROGRAMA DAS FESTAS DE SÃO JOSÉ EM SANTARÉM


Evento decorre de 18 a 22 de março

De 18 a 22 de março, Santarém vive as Festas de S. José, no Campo Infante da Câmara. A edição deste ano junta os 20 ranchos folclóricos daquele concelho, naquele que volta a ser um dos maiores desfiles etnográficos que vai percorrer as principais ruas e largos da cidade com as suas tradições e ícones, em que o folclore ribatejano e o fandango são os reis da festa, para voltarem a encher de luz, de cor e de música, as ruas do centro histórico, desde a Praça Sá da Bandeira (Largo do Seminário) e Praça Visconde Serra do Pilar (Largo de Marvila), até ao Campo Infante da Câmara, no dia 21 de março (sábado), às 11h30. Oito juntas de freguesia do concelho e associações também vão participar nesta Festa do Padroeiro de S. José que pretende mostrar as tradições do concelho de Santarém.

A apresentação do programa foi feita hoje, dia 9 de março, ao final da manhã, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, por Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara de Santarém, Inês Barroso, Vereadora da Câmara de Santarém, Carlos Marçal, Presidente da União de Freguesias da Cidade de Santarém e por João Leite, Presidente do Conselho de Administração da Viver Santarém.

Esta celebração digna da memória de S. José, com organização a cargo da autarquia scalabitana e da Viver Santarém, combina as vivências do sagrado e do profano, promove o artesanato e a gastronomia do concelho, com tasquinhas e restaurantes das associações locais, e oferece concertos para todas as faixas etárias: no dia 18 de março (quarta-feira), véspera do feriado municipal, os Três Bairros atuam às 22h30, no palco principal do recinto das festas de S. José (junto à Casa do Campino. No dia 19 de março (quinta-feira) – feriado municipal, às 21h00, é apresentado o CD do fadista Rodrigo Costa Félix, no pátio da Casa do Campino, seguido de noite de tunas, a partir das 22h00, no palco principal.

Na sexta-feira, dia 20 de março, às 22h00, as Festas de S. José oferecem um concerto dos Átoa, no palco principal.

Dia 21 de março (sábado), às 21h00, tem início o concerto do 74.º aniversário da Orquestra Típica Scalabitana que conta com a participação de Berg, como convidado especial, no pátio da Casa do Campino. A partir das 23h00, Herman José sobe ao Palco Principal das Festas de S. José.

A inauguração das festas tem lugar no dia 18 de março (quarta-feira), às 18h00, com a tradicional homenagem a Celestino Graça, no seu monumento, junto à Monumental Praça de Toiros “Celestino Graça”, no Campo infante da Câmara, seguida da inauguração oficial das Festas de S. José, que conta com a participação da Irmandade dos Romeiros de S. José, campinos, acordeonistas e forças vivas do concelho.

A abertura das festas conta ainda com uma formatura de receção/abertura das festas com alunos da Escola Básica de S. Bento, numa organização da Polícia de Segurança Pública, em frente à Casa do Campino. Pelas 18h00, os Alminhas Danadas animam o recinto das festas. Às 19h00, o Conservatório de Música de Santarém atua no Pátio da Casa do Campino.

Às 21h00, a Tuna da UTIS – Universidade da Terceira Idade Santarém sobe ao palco, no pátio da Casa do Campino. No final do concerto com os Três Bairros (22h30 – Palco Principal), tem início às 00h00, uma largada de toiros, na manga do recinto das festas. À mesma hora o DJ Vassalo & DJ Gonçalo Henriques, atuam no Palco Principal.

No feriado municipal, dia 19 de março, às 09h30, têm início as atribuições de placas toponímicas da Rua António Pardelhas, junto às Piscinas do Sacapeito. Às 10h00 é inaugurada a rotunda Veto Teatro Oficina, junto ao Presídio Militar. Pelas 10h30, a Rua Amália Rodrigues, junto ao início da Rua José Manuel Cordeiro.

Às 10h30, tem início, no recinto das festas (Campo Infante da Câmara) a caminhada “Nascer em Santarém”, organizada pelo serviço de Ginecologia /Obstetrícia do Hospital Distrital de Santarém.

Das 10h00 às 18h00 há Mercado Tradicional, pelo Ranchos Folclóricos do Concelho, em frente à Casa do Campino.

Às 11h30, tem lugar a tradicional homenagem aos funcionários aposentados da Câmara Municipal de Santarém, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Às 12h00 é inaugurada a exposição “Abro a Caixa e Vejo o Mundo”, no Convento de S. Francisco, coordenada pelo Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques.

Este grande evento do concelho que dá a conhecer ao distrito de Santarém e ao país o que Santarém tem de melhor, junta, neste dia de S. José e Dia do Pai, às 16h00, depois da missa de S. José, na Catedral de Santarém, que tem lugar às 15h00 e que conta com a participação do Coro Schola Cantorum da Catedral de Santarém, os padroeiros das 10 paróquias do concelho, as juntas de freguesia do concelho, campinos, cavaleiros e a população, na procissão de São José, com saída da Praça Marquês Sá da Bandeira, pelas ruas do centro histórico, seguida de bênção à Irmandade dos Romeiros de S. José.

Às 18h00, tem início a aula desportiva “São José Fitness”, a cargo da Viver Santarém e do Fitness Factory, no Recinto das Festas.

Depois da apresentação do CD do fadista Rodrigo Costa Félix, às 22h00, a noite prossegue com tunas e largada de toiros.

No dia 20 (sexta-feira), às 18h00, a Tocata de Cavaquinhos da UTIS – Universidade da Terceira Idade de Santarém, atua no pátio da Casa do Campino.

Das 20h00 às 22h00, a animação musical está a cargo do “Quarteto Nelson Pisco”. Depois do Concerto dos Átoa, há largada de toiros, às 00h00.

Dia 21 (sábado), às 10h00, tem início a valorização da Galeria Rípicola da Ribeira de Santarém – 1º Sumidouro Ribeirinho de Carbono, junto à Ribeira de Cabanas/Fonte de Palhais), numa organização da Câmara de Santarém, União de Freguesias da Cidade de Santarém, Bonduelle e Clube de Canoagem Scalabitano.

Após o Desfile Etnográfico, há Tarde de Folclore, a partir das 15h00, no pátio da Casa do Campino, com os grupos: Usanças – Núcleo Etnográfico de Abitureiras, Grupo de Danças e Cantares Ribatejanos, Rancho Folclórico de Viegas e Rancho Folclórico da Sociedade de Recreio Educativa da Romeira.

Das 18h00 às 20h00, há animação musical com os “Camponeses de Casével”, no Recinto das Festas.

Depois do Espetáculo do 74.º aniversário da Orquestra Típica Scalabitana que conta com a participação de Berg, como convidado especial (às 21h00) e de Herman José (às 23h00), há Largada de Toiros às 00h00.

No dia 22 de março (domingo), das 10h00 às 18h00, há Mercado Tradicional, pelo Ranchos Folclóricos do concelho, em frente à Casa do Campino.

Às 10h00 tem início a aula desportiva “São José Fitness”, a cargo da Viver Santarém e do Fitness Factory, no recinto das festas.

A partir das 14h30 decorre o Festival de Danças Ibéricas com Sevilhanas e Folclore, no Pátio da Casa do Campino.

Às 15h00, tem início o cortejo do Grupo de Forcados Amadores de Santarém para a Monumental Celestino Graça, em carros a cavalo, com partida do Café Central.

Às 16h00, realiza-se na Monumental Praça de Toiros “Celestino Graça”, a Corrida de Toiros das Festas de S. José, que apresenta como cartaz: Rui Fernandes, João Ribeiro Telles, Luís Rouxinol Júnior, e os Forcados Amadores de Santarém e do Aposento da Moita, respetivamente capitaneados por João Grave e Leonardo Mathias e pelo 6º Concurso de Ganadarias Palha, Veiga Teixeira, Murteira Grave, Canas Vigouroux, Calejo Pires e Mata-O-Demo.

Venda de bilhetes antecipada em: Posto de Turismo de Santarém, www.pracamaior.pt e https://ticketline.sapo.pt/.

Das 17h00 às 20h00 há animação itinerante com “Os Carambolas”, no Recinto das Festas.

No dia 27 de março (sexta-feira) às 09h00, tem início a Estafeta da Saúde, com saída da Escola Alexandre Herculano e que termina no Jardim da Liberdade. Esta iniciativa pretende assinalar O Dia Mundial da Saúde e é organizada pelo Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano.

Durante os cinco dias das festas, os visitantes podem contar com batismos e atividades equestres, atividades tauromáquicas, gastronomia pelas tasquinhas do Concelho, atividades desportivas, animação cultural e artesanato.

As Festas de S. José são coorganizadas pela Câmara de Santarém e pela Viver Santarém e têm como sponsors: Águas de Santarém, Bom Sucesso – o genuíno Arroz de Portugal, Entreposto Auto, ISLA Santarém e REPSOL.

203 visualizações0 comentário

onde comer

telefonesuteis.jpg
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg
bannered.png
Banner Riomagic.jpg
bottom of page